Viagora

Carros destruídos são espalhados por Teresina em alerta a acidentes

As ações integram o movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida – que neste ano traz como tema “Minha Escolha Faz Toda a Diferença”.

Nessa quarta-feira (03), o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) adotou uma forma curiosa de conscientização: posicionou carros que foram completamente destruídos em acidentes em cinco pontos de Teresina, visando alertar os condutores sobre os perigos do trânsito.

As ações integram o movimento Maio Amarelo – Atenção Pela Vida – que neste ano traz como tema “Minha Escolha Faz Toda a Diferença”, e tem o intuito de promover uma reflexão das possibilidades de escolhas no dia a dia que podem acarretar graves consequências no trânsito, como usar o celular ao volante, beber e dirigir, não usar o cinto.

Os veículos estão expostos nos balões da Ladeira do Uruguai, na Avenida Gil Martins, na Avenida Centenário, no balão da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e no balão próximo ao Mercado do Peixe. Também em alusão ao movimento, o Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e a Ponte João Isidoro França, a Ponte Estaiada, devem ser iluminados na cor amarela.

De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), a cena é de assustar quem passa pelo local. Não se trata de acidentes, é apenas um forma de chamar a atenção das pessoas para a necessidade de mais prudência no trânsito.

 “É importante que as pessoas saibam que esses são carros que sofreram acidentes realmente e, infelizmente, tiveram vítimas. É uma forma que encontramos de impactar as pessoas para que tenham consciência dos perigos ao desrespeito às regras e normas do trânsito", afirmou a diretora.

  • Foto: Divulgação/DetranCarros batidos são espalhados pela capitalCarros batidos são espalhados pela capital

Jeovanna destacou que o amarelo é um simbolismo da cor do semáforo, que pede atenção ou cuidado. “É um sinal de alerta para a sociedade em relação à problemática do trânsito. Portanto, nós estamos à frente dessas ações e levando essa mensagem de conscientização à população”, disse.

A programação do Maio Amarelo contemplará blitzen educativas com distribuição de material com dicas de segurança e orientação aos condutores, palestras em escolas da rede pública e privada e universidades. Uma carreata pela paz no trânsito também será realizada com as viaturas de todos os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Detran-PI

Facebook
Veja também