Viagora

Casa da Mulher Brasileira será implantada em Teresina

O objetivo é facilitar o acesso à serviços especializados de atendimento, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, pela mulher.

Uma unidade da Casa da Mulher Brasileira será instalada em Teresina. É um projeto do Governo Federal que disponibiliza um espaço especializado para atendimento às mulheres em situação de violência.

O objetivo é facilitar o acesso dessas mulheres aos serviços especializados de atendimento, de forma a garantir condições para o enfrentamento da violência vivenciada, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica.

De acordo com a Prefeitura de Teresina, a proposta prevê a construção de uma estrutura do modelo tipo II, e custará cerca de R$ 5,9 milhões. O serviço inovará a política pública na cidade por integrar, ampliar e articular os equipamentos públicos disponibilizados para as mulheres.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaCasa da Mulher Brasileira.Casa da Mulher Brasileira.

O espaço será construído em um terreno cedido pela prefeitura, no bairro aeroporto, zona Norte da capital, e contará com uma estrutura no formato compacto, com recepção, acolhimento e triagem, apoio psicossocial, centro judiciário da mulher, promotoria especializada, defensoria pública, serviço de promoção de autonomia econômica, dentre outros.

A construção da Casa da Mulher Brasileira no município foi solicitada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM), em junho deste ano.

Segundo a Secretária da SMPM, Macilane Gomes, esse instrumento voltado ao acolhimento de quem sofre todos os tipos de violência foi conquistado através de um diálogo com a secretaria nacional.  

Facebook
Veja também