Viagora

Caso inédito no Piauí: dois irmãos disputam prefeitura

A pré-candidata pela oposição, Ana Célia (PP) vai ter como adversário ninguém menos que seu próprio irmão, José Francisco (PSB) que tem o apoio do atual prefeit

Dois filhos do ex-prefeito do município de Cocal de Telha disputaram a prefeitura nas eleiçoes desse ano. O pai e o restante da família já declararam de qual lado dos filhos iram ficar. O fato é inusitado e deve ser inédito no Piauí.

As brigas famíliares é algo corriqueiro e em se tratando de políticos a coisa se agrava ainda mais. O fato, porém, de dois irmãos disputarem uma prefeitura municipal, como únicos candidatos com chances na disputa, não deve ser normal, muito menos no Piauí. Este fato vai acontecer na cidade de Cocal de Telha (116 km ao norte de Teresina).
Imagem: ReproduçãoAna Célia ao lado do Pai(Imagem:Reprodução)Ana Célia ao lado do Pai

A pré-candidata pela oposição, Ana Célia (PP) vai ter como adversário ninguém menos que seu próprio irmão, José Francisco (PSB) que tem o apoio do atual prefeito Zé Salu. Os dois pré-candidatos são filhos do ex-prefeito Raimundo Anísio.

Zé Francisco foi, por mais de seis anos, o Secretário de Administração e Planejamento do prefeito Zé Salu e um dos responsáveis pelo caos que se transformou aquele município, com salários atrasados, greves, condenações judiciais em quase todos os tribunais e até no afastamento do prefeito. Em 2008 concorreu e se elegeu vereador da cidade com 215 votos, mas preferiu ser secretário decepcionando seus eleitores, voltando a Câmara de Vereadores em outubro do ano passado para tentar amenizar as constantes crises entre executivo e legislativo.

Já Ana Célia foi Secretária de Educação do município por toda gestão de seu pai, que foi eleito, reeleito e ainda elegeu seu sucessor graças ao trabalho honesto e compromissado com o município. Raimundo Anísio enquanto esteve na prefeitura nunca atrasou um dia se quer os salários dos servidores municipais e foi o grande responsável por todas as obras existentes no município fazendo com que Cocal de Telha fosse batizada como a capital do progresso.

Segundo informações apuradas pelo Campo Maior Em Foco, o pai de ambos, o ex-prefeito Raimundo Anísio, que já alguns anos passa por problemas de saúde, deve ficar do lado da filha Ana Célia como também todo o restante de sua família. Raimundo Anísio foi quem elegeu Zé Salu em 2004 e recebeu como agradecimento o desprezo e a traição.
Imagem: ReproduçãoZé Francisco de boné(Imagem:Reprodução)Zé Francisco de boné

Em 2004 Zé Francisco já encontrava-se afastado da administração de seu pai por motivos não revelados pela família e com o rompimento de Zé Salú e de Raimundo Anísio, Zé Francisco foi convidado para trabalhar na prefeitura como chefe de gabinete e depois como Secretário Municipal de Administração.

Dia 29, próxima sexta feira, está marcada a convenção da pré-candidata Ana célia(PP) juntamente com o PSD de Manoel Candeia e do Vice-prefeito Edilson, além do Partido dos Trabalhadores(PT) e no dia 30 junho será a convenção de Zé Francisco(PSB) que por sinal, não sabe ainda quem será o seu candidato a vice-prefeito nesta disputa eleitora pois até o momento ninguém foi apresentado oficialmente ao eleitoral loca.

OUTRO CASO

Na eleição de 2008 aconteceu um caso parecido, porém menos complexo. O vice-prefeito de Jatobá do Piauí Raimundo Francisco era de um grupo político e seu irmão, Raimundo Celso, era candidato a vereador do outro grupo. Na campanha Celso dizia nos palanques que seu irmão era um bandido por ter se vendido para o então candidato a prefeito Macedo. Assim que passou a eleição de o próprio Celso se vendeu também. Em 2010 chegou a voltar para o bloco onde se elegeu, mas se vendeu novamente. Hoje é um vereador com mandato cassado, mas por enquanto permanece junto com o irmão no bloco do prefeito Macedo, que deve continuar pagando os dois.
Facebook
Veja também