Viagora

Casos confirmados do novo coronavírus sobem para 11 no Piauí

Na manhã deste sábado (28), a Sesapi informou que a primeira morte por Covid-19 no estado, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT).

Na manhã deste sábado (28), a secretaria estadual da Saúde do Piauí (SESAPI) divulgou um novo boletim com os dados atualizados sobre o coronavírus no estado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram registrados: uma morte, 11 casos confirmados, 199 suspeitos e 221 descartados.

A Sesapi informou que a primeira morte por Covid-19 no estado, foi o prefeito de São José do Divino, Antônio Nonato Lima Gomes, conhecido como Antônio Felícia (PT).

  • Foto: ViagoraCoronavírus.Coronavírus.

O Laboratório Centrral (Lacen) liberou nesta manhã os exames do prefeito. O gestor faleceu nessa sexta-feira (27) aos 57 anos, após dar entrada no Hospital Dr. José Brito Magalhães, em Piracuruca.

Mais hospitais

O governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Saúde, Florentino Veras, visitaram, nessa sexta-feira (27), o Ginásio Dirceu Arcoverde, o Verdão, localizado no Centro da capital. O equipamento esportivo será estruturado como hospital de campanha para atender pacientes com a Covid-19. Cerca de 100 leitos serão instalados no local.

O chefe do executivo estadual explicou a decisão de estruturar o espaço para receber os pacientes. “Com as confirmações dos casos de Covid-19, tomamos uma decisão importante de ampliar o sistema. A partir daí, rede privada, rede pública, rede federal, rede de hotéis se tornam alternativas. Passamos a estruturar as condições para trabalhar com mais leitos clínicos, mais salas de estabilização e com mais UTIs. O Verdão está em uma área bem localizada, com estacionamento e tem uma condição especial porque ele possui 22 salas laterais. Essas salas poderão ser utilizadas para estabilização e poderemos alocar cerca de 100 leitos clínicos. Então, já fizemos o entendimento com o concessionário. O Verdão é uma concessão em PPP, já acertamos também, do ponto de vista técnico, com uma empresa que está fazendo serviço semelhante no (estádio) Pacaembu (em São Paulo), em Fortaleza, já possui experiência e se dispõe a fazer em Teresina”, justificou.

Covid-19

Por ser uma doença respiratória, a Covid-19 pode causar tosse, febre, falta de ar, coriza e inflamação das vias aéreas. Caso apresente sintomas, a pessoa deve permanecer em casa, dando preferência ao cuidado paliativo dos sintomas. Se apresentar piora, deve-se ir a uma unidade de saúde para receber atendimento médico.

Dentre as complicações mais graves da doença, estão pneumonia, insuficiência pulmonar e falência de órgãos, levando ao risco de morte.

Facebook
Veja também