Viagora

CCJ vota parecer de denúncia contra Temer na tarde de hoje (13)

A expectativa é que a votação inicie por volta das 16h, após discurso de todos os membros da CCJ.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, retomou na manhã de hoje (13) o debate a sobre a denúncia (SIP 1/17) contra Michel Temer. O presidente da República vem sendo acusado de praticar crime de corrupção passiva, através de uma denúncia apresentada pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot. A expectativa é que a votação inicie por volta das 16h, após discurso de todos os membros da CCJ. 

O debate realizado ontem (12), teve a duração de pouco mais de 14 horas. O deputado Júlio Delgado (PSB-MG), foi o primeiro a falar durante a discussão sobre a acusação, e reclamou sobre a troca de integrantes da comissão por partidos que apoiam o governo. Ao todo 11 titulares foram trocados.

  • Foto: Cleia Viana / Câmara dos DeputadosDebate da CCJ da Câmara dos DeputadosDebate da CCJ da Câmara dos Deputados

O parecer de Sergio Zveiter, relator da denúncia, lido na segunda-feira (10) recomendou que as acusações contra Michel Temer sejam investigadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Quando a leitura do parecer se deu por encerrada,  Antônio Mariz de Oliveira, advogado de Temer, se pronunciou sobre o caso e disse que a acusação feita sobre o presidente é injuriosa e não tem cabimento.

Após a denúncia passar pela CCJ, ela será encaminhada para o Plenário da Câmara, onde precisará do voto de pelo menos 342 parlamentares para que seja aberta a investigação do caso. Se a denúncia chegar ao Supremo, será realizado dois julgamentos, o de admissibilidade e o julgamento de mérito.

Facebook
Veja também