Viagora

Ceir realiza esclarecimento sobre consumo do canabidiol

A substancia derivada da maconha também é tema de pesquisa realizada pelo órgão.

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou nessa quarta-feira (7) uma discussão com mais de 80 famílias sobre o uso do Canabidiol. A substância é derivada da Cannnabis Sativa, conhecida popularmente como Maconha e é liberado para pessoas que sofrem com crises convulsivas de difícil controle. Entre elas, estão bebês com microcefalia. As pessoas presentes receberem instruções de uso sobre o produto.

O Ceir está desenvolvendo uma pesquisa embrionária sobre o uso do canabidiol no tratamento de crises convulsivas refrativas, em parceria com as universidades Estadual e Federal do Piauí e com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapepi). 

A neuropediatra Juliana Pádua, que esclareceu sobre o uso da substância e tirou dúvidas dos familiares, ressaltou que não se conhece completamente a ação da substância no corpo humano. “Ainda é preciso um estudo sobre as consequências do uso rotineiro do canabidiol, os riscos a longo prazo e os efeitos adversos para uma medicação segura”, explicou. 

Para a dona de casa Fernanda Nunes, o momento foi de aproveitar cada informação passada. “Meu filho passou por umas crises convulsivas muito fortes e quase perco ele. Então, essa foi uma oportunidade que pude tirar dúvidas, que também eram de outras mães”, contou a mãe do João Gabriel, de 1 ano de idade.

O evento abriu a roda de conversas com a Clínica de Microcefalia, iniciativa do serviço social do Ceir, projeto que irá promover encontros e debates entre profissionais e os familiares. As próximas rodas serão nos dias 12 e 28 de junho, com temas a exemplo dos direitos da pessoa com microcefalia e dos familiares.

Facebook
Veja também