Viagora

Centros para testagem de contatos de pessoas com Covid-19 são ampliados

Trata-se de espaços específicos para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pessoas que receberam o diagnóstico positivo de coronavírus.

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que está ampliando os Centros de Rastreamento e Testagem (CRT) com a instalação de mais três pontos na capital. Trata-se de espaços específicos para a realização de testagem, mediante agendamento, dos contatos de pessoas que receberam o diagnóstico positivo de Covid-19.

Teresina conta agora com sete centros espalhados em todas as zonas da cidade. Os CRTs foram criados com a função de serem pontos de testagem para quem mora com pacientes diagnosticados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) através do teste laboratorial do Lacen realizado nos hospitais, exclusivamente mediante agendamento prévio. Também estão sendo direcionadas para estes locais as pessoas que contatarem a FMS por meio do serviço Testa Teresina, conforme orientação recebida durante atendimento via whatsapp.

  • Foto: DivulgaçãoTestagem de coronavírusTestagem de coronavírus

“Uma vez testado positivo, a FMS entrará em contato por telefone com o paciente para marcar de forma organizada o teste rápido de seus contatos domiciliares, no centro mais próximo à UBS em que ele foi atendido”, informa o diretor de Atenção Básica do órgão, Kledson Batista. Ele ressalta que apenas farão testagem nos CRTs pessoas que, apesar da convivência, não apresentaram sintomas gripais. “Os contatos sintomáticos serão testados nas UBSs, onde também receberão atendimento médico”, destaca o diretor.

O objetivo da estratégia é conseguir fazer o rastreio do maior número de pessoas com o vírus, o que garante um isolamento com segurança.  “Assim, garantimos que o paciente identificado na UBS com o novo coronavírus possa ter seus contatos domiciliares rastreados, isolados e mantidos em quarentena por 14 dias. Isso ajuda a evitar a transmissão e, ao mesmo tempo, traz segurança aos usuários em relação ao futuro e o andamento dessa doença”, explica Kledson Batista.

Os Centros de Testagem ficam localizados na Faculdade Uninovafapi, Colégio CEV (zona Leste), faculdades Estácio (zona Sudeste) e Uninassau e Clube dos Cem (zona Sul), além do Clube dos Servidores Municipais e Centro de Artes e Esportes Unificados (zona Norte). Há ainda a previsão de abertura de mais um CRT, no CEU da zona Sul.

Facebook
Veja também