Viagora

Cerca de 31 mil famílias podem ter Bolsa Família suspendido

Para manter o benefício, é necessário fazer o acompanhamento escolar e de saúde.

Cerca de 31 mil famílias de Teresina podem ter o Bolsa Família bloqueado ou suspenso em função do descumprimento da condicionalidade da saúde. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11), pela Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), por meio da Gerência de Programas de Renda Mínima e Benefícios (GPRM).

“Para garantir esse programa de transferência de renda, é necessário que façam o acompanhamento escolar, de saúde e pertençam aos serviços vinculados à assistência. Esses passos evitam prejuízos às famílias que tanto precisam do programa”, disse Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

  • Foto: Jefferson Rudy/Agência SenadoBolsa família tem corte em julho31 mil famílias teresinenses podem perder o Bolsa família.

As famílias beneficiárias pelo programa devem procurar o agente comunitário de saúde ou Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região até o dia 20 de junho. As crianças menores de sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e as gestantes ou nutrizes, devem comparecer munidas de cartão do bolsa família, caderneta de vacinação das crianças e, caso haja, das gestantes.

“É importante que as famílias cumpram a condicionalidade referente à saúde, tendo em vista que possibilita uma atenção prioritária nessa área, que é um dos objetivos do programa. Há um acompanhamento para exames de rotina, pré-natal e outros serviços necessários para preservar o bem-estar da família, que, se deixar de cumprir a condicionalidade, além de não tomar passos necessários para cuidar da saúde, também pode perder o Bolsa Família”, destaca Luíza de Marilac, gerente da GPRM.

Outra condicionalidade que deve ser atendida é da assistência social, onde se observa a frequência nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Por fim, na última condicionalidade, a educação, verifica-se o desempenho das atividades escolares e a frequência escolar por parte das crianças e adolescentes.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Facebook
Veja também