Viagora

CGU abre inscrições para 9º concurso de desenho e redação

O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social

O tema da 9ª edição do Concurso de Desenho e Redação realizado pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União (CGU) é "Todo dia é dia de cidadania". O objetivo da iniciativa é despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes educacionais.

O concurso é direcionado a estudantes regularmente matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil. As inscrições, que iniciaram em abril, seguem até o dia 30 de setembro e podem participar todos os estudantes regularmente matriculados no Ensino Fundamental ou Médio, incluída a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), de escolas públicas ou privadas, em âmbito nacional.

Nas categorias de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo "Desenho". Nas categorias de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, 1º ao 3º do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade Ensino de Jovens e Adultos (EJA) os alunos poderão concorrer com trabalhos do tipo "Redação". E ainda na categoria Escola Cidadã, as escolas poderão concorrer com trabalhos do tipo "Plano de Mobilização".

A escola pode mobilizar todos os seus alunos para discutir o tema e produzir trabalhos, mas deve selecionar apenas um trabalho de cada categoria (série escolar) dentre todos os trabalhos produzidos pelos alunos para concorrer. Nesta edição, além dos alunos finalistas (os 3 melhores de cada categoria), todos os professores orientadores destes alunos também serão premiados.

A inscrição deverá ser realizada, pela escola, de forma obrigatoriamente eletrônica no site Criança Cidadã Portalzinho da CGU.

Na edição do ano passado, o estudante Manoel Pereira de Araújo Filho, aluno do terceiro ano do Ensino Médio da U. E. Francisco Sales Martins, conquistou o primeiro lugar da categoria redação III para alunos da terceira série do Ensino Médio. O trabalho vencedor teve como título: "Mais atores sociais e menos espectadores".

Para mais informações acesse: www.portalzinho.cgu.gov.br ouwww.seduc.pi.gov.br

Facebook
Veja também