Viagora

Cheias em rios e barragens afetam 17 mil pessoas no Piauí

Órgão públicos realizam o monitoramento nas cidades onde há o risco de alagamento.

Pelo menos 17 mil pessoas foram afetadas pelas cheias em rios e barragens no Piauí. Os maiores números foram registrados nas cidades de Campo Maior, Piracuruca, Miguel Alves, Barras, Batalha, Esperantina, Madeiro, Joca Marques, Luzilândia, Buriti dos Lopes, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Pimenteiras, Matias Olímpio, Teresina e União.

As equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e de outros órgãos continuam o monitoramento de forma integrada em todas as cidades onde há o risco de alagamento e necessidade de busca e salvamento.

  • Foto: Divulgação/Governo do Estado do Piauí17 mil pessoas forma atingidas por alagamentos ocorridos na Capital e no interior.17 mil pessoas foram atingidas por alagamentos ocorridos na Capital e no interior.

A gerente de Hidrometeorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, avisa que as chuvas devem "dar uma trégua" nos próximos dias e que o tempo pode ficar mais estável.

Barragens

O diretor do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Geraldo Magela, afirmou que a infiltração na barragem do Bezerro foi interrompida e o local foi restaurado. “Agora vamos partir para a restauração de toda barragem”, relatou o gestor.

Desde o dia 8 de abril, a barragem vem sendo monitorada em função da ameaça de rompimento, que foi descartada na mesma semana após a execução de trabalhos integrados de órgãos municipais, estaduais e federais.

O coronel Carlos Frederico, comandante do Corpo de Bombeiros, alertou para a Barragem Joaquim Mendes, em Conceição do Canindé, e para a Barragem do Emparedado, em Campo Maior.

O projeto de restauração da Barragem Joaquim Mendes já está finalizado no Idepi. O instituto também possui projeto de revitalização da Barragem do Emparedado em fase de licitação. O reservatório atingiu sua capacidade máxima.

  • Foto: Divulgação/Governo do Estado do PiauíO ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, na Barragem do BezerroO ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade, na Barragem do Bezerro

Visita

O ministro da Integração Nacional, Pádua Andrade e o governador Wellington Dias, visitaram, nesse domingo (15), a Barragem do Bezerro, em José de Freitas. Eles também acompanharam a situação de famílias que alojadas no Caic do município. Na solenidade, o ministro prometeu nos próximos dez dias a chegada de kits humanitários para ajuda emergencial às famílias atingidas pelas chuvas no estado.

Facebook
Veja também