Viagora

Cinco municípios piauienses utilizarão urna biométrica nessas eleições

"O sistema foi desenvolvido para assegurar que o eleitor que se apresenta no dia da eleição seja o mesmo que foi cadastrado", declarou Anderson Lima, secretário

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarUrna biométrica.(Imagem:Reprodução)Urna biométrica.
As cerca de 9.300 urnas eletrônicas que serão usadas na eleição deste ano no Piauí já estão sendo preparadas pelo Tribunal Regional Eleitoral. Neste pleito, o sistema biométrico será usado em cinco municípios (Piripiri, Piracuruca, Floriano, Picos e Francisco Santos).

"O sistema foi desenvolvido para assegurar que o eleitor que se apresenta no dia da eleição seja o mesmo que foi cadastrado", declarou Anderson Lima, secretário de Tecnologia da Informação do TRE.

As urnas estão passando por testes. De acordo com o calendário, em agosto esses equipamentos serão distribuídos nos pólos e em setembro elas passam por inseminação com os dados dos candidatos.

Em relação ao recolhimento dos dados processados no dia da eleição, o TRE possui uma organização própria. Em 55 pontos distribuídos em todo o Estado, os funcionários poderão fazer a transmissão dos resultados via satélite. Onde não for possível transmitir os dados, as mídias são levadas até o ponto mais próximo e onde não for possível transmitir via satélite, os disquetes são transportados até o fórum.

Resultado

Anderson Lima afirma que a estimativa é que o resultado geral, com os nomes de todos os prefeitos eleitos no Piauí, seja divulgado até as 22h e em Teresina, onde a facilidade de computação dos dados é maior, o nome do novo prefeito deverá ser conhecido até as 20h30.
Facebook
Veja também