Viagora

Ciro Gomes acredita que vai para o segundo turno com Alckmin

O ex-governador cearense disputa no PDT. O presidente da Câmara dos concorre pelo DEM.

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) lançou, nessa quinta-feira (08), a candidatura do ex-governador cearense, Ciro Gomes à Presidência da República. No mesmo dia, também foi anunciada a pré-candidatura de Rodrigo Maia pelo Democratas (DEM).

Segundo o G1, o anúncio do PDT foi realizado após reunião da Executiva Nacional. Na ocasião, o partido também lançou a candidatura de Joe Valle ao governo do Distrito Federal. Embora o lançamento tenha ocorrido ontem, ele já era tratado como pré-candidato pelo PDT desde 2015, quando se filiou a legenda.

A candidatura de Rodrigo Maia foi anunciada durante a Convenção Nacional do Partido. Ele é o primeiro candidato à presidência da legenda desde 1989, quando Aureliano Chaves concorreu pelo extinto PLF, que mudou o nome para Democratas em 2007.

  • Foto: Divulgação/Agência PTCiro GomesCiro Gomes

Avaliação das Eleições

O pré-candidato também avaliou o cenário eleitora. Ciro disse ter "similitude de valores" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, disputa será concentrada em cinco candidaturas: a dele, a do petista, a de Marina Silva (Rede-AC), a de Jair Bolsonaro (PSL-RJ) e a de Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

"Você tem o Bolsonaro tamponando a evolução do candidato real, da direita 'civilizada' do Brasil, que é o Alckmin, e o Lula tamponando a minha evolução. E, na medida em que um ou outro não esteja no processo, eu e Alckmin provavelmente dividiremos a disputa no segundo turno", disse.

Segundo o pedetista, a prioridade em seu governo seria superar a desigualdade e a miséria, além da promoção de uma reforma fiscal, um novo desenho previdenciário, investir na infraestrutura, na reindustrialização do país, na construção civil, na educação e na segurança pública.

Ciro Gomes já foi prefeito de Fortaleza e também foi deputado federal. Ele está no sétimo partido desde que entrou para a política (também foi filiado a PDS, PMDB, PSDB, PPS, PSB e PROS).

  • Foto: Câmara dos DeputadosRodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados.

Segundo turno

Para viabilizar o nome de Maia até junho, o DEM, que integra a base aliada do Presidente Michel Temer, se distancia do Palácio do Planalto. O pré-candidato afirmou que sua candidatura vai “decolar” apesar de pesquisas de opinião recentes atribuírem a ele 1% das intenções de voto. Segundo afirmou, não há “plano B” no partido.

“Não tenho dúvida nenhuma de que a nossa pré-candidatura estará no segundo turno e sairemos vitoriosos”, afirmou. “Minha candidatura vai decolar”, acrescentou Maia, ressaltando também que não tem problema em disputar a presidência com baixa intenção de voto.

Maia ainda repetiu o discurso de que poderá defender pontos do Governo Temer, mas somente os que concorda. “O governo quer um candidato para defender o legado. (...) Para defender o legado, eu não estou disposto”, disse.

Facebook
Veja também