Viagora

Ciro Nogueira é suspeito de receber propinas de plano de saúde

O senador estaria ligado a um esquema envolvendo a saúde dos servidores públicos.

O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) e presidente nacional do partido é suspeito de estar ligado a um esquema de propina envolvendo a saúde dos servidores públicos. Segundo divulgado pelo ISTOÉ, o parlamentar integrava um grupo que recebia dinheiro com a cobrança de uma espécie de pedágio dos hospitais e fornecedoras de insumos hospitalares que mantêm convênio com a Geap Autogestão em Saúde, seguradora que gerencia os planos de saúde do funcionalismo público. O caso está sendo investigado na Polícia Federal no inquérito IPL 1227/2016-4.

  • Foto: ViagoraCiro NogueiraCiro Nogueira é suspeito de participar do grupo que gerenciava as propinas.

A reportagem diz que, na Geap, ligada ao Ministério da Saúde, os empresários precisavam descontar 10% dos valores que tinham a receber para destinar ao partido. Os principais beneficiários da propina foram ao longo dos anos os deputados Aguinaldo Ribeiro (PB) e Ricardo Barros (PR), ex-ministro da Saúde, o ex-deputado Paulo Maluf (SP) e o senador Ciro Nogueira.

“A Geap arrecada anualmente R$ 2,4 bilhões com o pagamento do fundo de saúde dos servidores repassado pelo governo federal. Assim, a propina paga pode alcançar a faixa de milhões de reais. Cada servidor recebe em média R$ 200, que são transferidos pela União à Geap e se destinam à quitação dos procedimentos médicos e hospitalares dos conveniados. E é aí que, segundo as denúncias, ocorre o esquema orquestrado pelo PP”, relata a ISTOÉ sobre relatos que recebeu.

A matéria fala sobre a época da nomeação da gerente interina da regional da Geap no Rio de Janeiro.  Ela havia sido nomeada durante uma intervenção da Agência Nacional de Saúde Suplementar que pretendia acabar com o esquema, mas não conseguiu. A intervenção em todas as unidades da Geap foi realizada em 2013 e tinha como objetivo expurgar o PP da empresa. Porém, por pressão política, foi mantido na diretoria executiva da Geap Luís Carlos Saraiva, uma indicação do ex-deputado Paulo Maluf. A partir daí, o esquema, segundo o site, floresceu novamente.

No governo Michel Temer, o esquema teria continuado. O ex-ministro da Casa Civil Eliseu Padilha passou o comando da operadora de plano de saúde para as mãos do senador Ciro Nogueira, presidente dos Progressistas. Então o parlamentar indicou Laércio Roberto Lemos de Sousa para presidir o Conselho Administrativo da entidade (Conad). 

Outro lado

O Viagora entrou em contato com o senador Ciro Nogueira, mas ele não atendeu as ligações. O espaço está aberto a esclarecimentos.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Nogueira

Facebook
Veja também