Viagora

Ciro quer proibir circulação de veículos movidos a gasolina e diesel

O senador pretende através de um Projeto de Lei banir esse tipo de veículo a partir de 2030.

O Senador Ciro Nogueira (PP-PI) pretende através do Projeto de Lei 304/ 2017, proibir a circulação de veículos movidos a diesel e gasolina até o ano de 2040.

  • Foto: Marcos Oliveira/Agência SenadoSenador Ciro Nogueira (PP-PI)Senador Ciro Nogueira (PP-PI)

De acordo com o PL a partir de 2030 não será mais permitida a venda de veículos movidos a diesel e gasolina, e consumidores poderão adquirir outros veículos, bem como os movidos a eletricidade. Em 2040 ficará proibida a circulação de veículos que utilizam esse tipo de combustível, será permitido somente os veículos movidos a biocombustíveis como etanol.

O projeto será examinado pela Comissão de Meio Ambiente (CMA), e o relator na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) ainda deve ser definido. Uma exceção do projeto é o uso dos carros de visitantes estrangeiros, de coleções e , que não serão proibidos de circular, mesmo que utilizem diesel ou gasolina como combustível.

  • Foto: DivulgaçãoVeículo poluindo o ar.

De acordo com Ciro Nogueira, esses tipos de veículos são responsáveis por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, através da queima de gasolina e diesel levando ao aquecimento global. O Brasil faz um uso intenso de biocombustível, banir o uso de veículos movidos a gasolina e diesel só trará vantagens ao país.

Mais conteúdo sobre:

Ciro Nogueira

Facebook
Veja também