Viagora

Codevasf vê Rio Parnaíba como opção para transporte de produção

Um estudo para a coleta de dados sobre a navegabilidade no rio foi realizado pela Usace.

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) realizou estudos para a retomada de revitalização e navegabilidade do rio Parnaíba durante alguns dias para coletar informações e dados a respeito do possível escoamento da produção de grãos do sul do Piauí até Teresina e Timon.

“Aprendemos muito sobre a região. Vimos que a produção de grãos nessa área é imensa, e vimos também as oportunidades de navegação no Parnaíba para apoiar o setor de agricultura. O rio Parnaíba vai ser importante para os projetos que estamos imaginando. O rio tem muita viabilidade para o transporte e para diminuir os custos relacionados à agricultura”, explicou Calvin Creech, representante do Corpo de Engenheiros do Exército dos Estados Unidos (Usace).

  • Foto: CodevasfReunião

A expedição que foi realizada no período entre 11 e 15 de dezembro no Maranhão, ocorreu nos municípios de Timon e Alto Parnaíba, já no Piauí passou por Uruçuí, Santa Filomena, Ribeiro Gonçalves, Teresina, Floriano e Guadalupe. Avelino Neiva, presidente da Codevasf informou que os estudos de viabilidade econômica, técnica e ambiental estão prontos, e também declarou que o próximo passo é conseguir o apoio de políticos.

Fábio Miranda, superintendente regional da Codevasf afirmou que os estudos realizados foram cruciais para avaliar o rio. “A iniciativa da expedição foi de suma importância para avaliar a viabilidade da navegação no Parnaíba. O estudo feito pela equipe do Usace vai indicar justamente se a navegabilidade é viável e quais os investimentos necessários”, avaliou o superintendente regional da Codevasf no Piauí, Fábio Miranda. “O apoio político é essencial para a garantia dos investimentos de uma obra de tal porte. Como se trata de uma intervenção que beneficia diretamente dois estados (Maranhão e Piauí) o esforço conjunto das bancadas é vital para o sucesso do projeto”, acrescentou o superintendente.

Mais conteúdo sobre:

Codevasf

Facebook
Veja também