Viagora

COE faz apelo para cumprimento de medidas contra Covid-19 no Piauí

Em nota, o COE alerta que o coronavírus não é mais uma doença que atinge idosos e pessoas com comorbidades, já atinge jovens de 20 a 49 anos de idade.

O Centro de Operações Emergenciais – COE/PI divulgou uma nota nesta segunda-feira (08), que esclarece a população em geral, a situação que exigiu das autoridades governamentais e sanitárias a imposição de medidas de prevenção contra a disseminação da COVID-19, bem como faz um apelo pela conscientização dos piauienses sobre a adoção dessas medidas, que visam exclusivamente conter o avanço da doença no estado.

Segundo a nota, o Piauí confirmou o primeiro caso da COVID-19 no dia 19 de março de 2020. A partir daí, uma série de medidas foram adotadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento da pandemia. As medidas iniciais foram referentes a quarentena e isolamento social em todos os Territórios de Desenvolvimento e Regiões de Saúde, considerando as particularidades da abrangência de novos casos registrados pelo estado.

A nota divulgada pelo COE, mostra uma preocupação particular, uma vez que a descontinuidade da adesão das medidas sanitárias tem refletido no aumento do número de casos no estado e causado uma sobrecarga do sistema de saúde do Piauí.

Nesse sentido, o COE faz um alerta e convoca todos os piauienses a uma reflexão sobre as condições que o estado passa no momento, necessitando da colaboração da população para minimizar os efeitos negativos da COVID-19.

Ainda de acordo com o documento elaborado pelo COE, “a mortalidade dos pacientes intubados em ventilação mecânica em UTI pode chegar a 80% dos casos, evidenciando um alto risco da ocorrência de óbito, situação que somente a expansão dos leitos não resolveria”.

Diante de toda a situação, o Governo do Estado, em nome do Centro de Operações Emergenciais (COE/PI) faz um apelo para o uso contínuo de máscara, distanciamento social, lavagem das mãos e uso de álcool a 70%, bem como todas as outras medidas que são eficazes contra a contaminação da COVID-19. A responsabilidade pelo cumprimento das medidas e controle da COVID-19 no Piauí deve ser compartilhada com toda a sociedade, uma vez que o comportamento individual de cada cidadão pode salvar vidas. 
 

Mais conteúdo sobre:

Covid-19

Coronavírus

Facebook
Veja também