Viagora

Cojuv realiza primeira etapa de projeto sobre trânsito

O objetivo da ação foi despertar os perigos que cercam o trânsito como álcool, direção, imprudência e a negligência.

Gincana sobre educação no trânsito, conduzidas por perguntas marcou o início do projeto Amor Pela Vida. Segurança no Trânsito, realizado, nessa quarta-feira (26), na Unidade Escolar João Clímaco D"Almeida. O objetivo da ação foi despertar os jovens através de uma linguagem didática e interativa os perigos que cercam o trânsito como álcool, direção, imprudência e a negligência.

O projeto é uma iniciativa da Coordenadoria Estadual da Juventude (Cojuv), através da diretoria de Políticas Sociais em parceria com a Associação Piauiense de Educação no Trânsito APETRANS), com adesão das escolas estaduais do Piauí.

O presidente da APETRANS, Ricardo Borges, apresentou a primeira etapa do projeto que é uma gincana composta de conhecimentos sobre trânsito, onde os alunos foram divididos em 3 equipes, respondiam as perguntas dentro de um labirinto e iam acumulando pontos para participarem da segunda etapa.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Ananda Campos, o projeto trouxe para o corpo discente e docente da escola, uma atenção especial com os cuidados necessários sobre a problemática do trânsito. “Esperamos no final do processo do projeto ganhar essa competição e diminuir a incidência de alunos com problemas no trânsito”, assegura.

Para a diretora de Políticas Sociais da Cojuv, Samara Martins, é importante preparar esses jovens para serem bons cidadãos no trânsito, contribuindo para a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito. “Fiquei muito empolgada com o resultado desse primeiro encontro, onde a equipe 3 acumulou o maior número de pontos, prosseguindo para a etapa posterior, afirmando a dedicação dos jovens na atividade”, afirma.

Os alunos que participaram dessa primeira etapa irão encarar a segunda etapa na próxima semana, que será realizada com a parceria do Ciptran, PRF, Corpo de Bombeiros, Strans e Samu, composta por três momentos, no primeiro, o profissional irá reproduzir um filme que retrate a violência no Trânsito, no segundo, ele ministrará uma palestra com uma exposição sobre educação no trânsito, finalizando com uma rodada de discussões sobre a temática.

Na última etapa do projeto as três últimas escolas vencedoras participarão de algumas etapas propostas sobre educação no trânsito, a escola vencedora levará um data show e os alunos que participaram receberão uma viagem para o Delta do Piauí.
Facebook
Veja também