Viagora

Com defesas da goleira Mayssa, Brasil vence Montenegro e se mantém com 100%

Goleira substitui Chana no segundo tempo e ajuda seleção a obter segunda vitória em Londres, por 27 a 25 em cima da equipe europeia.

Depois de derrotar com esforço a Croácia na estreia, a seleção feminina de handebol do Brasil conseguiu uma nova vitória em Londres. Na partida realizada na Caixa de Cobre e válida pela 2ª rodada do Grupo A, as meninas derrotaram Montenegro por 25 a 22, nesta segunda-feira, com destaque para a goleira Mayssa no etapa final da partida. O próxima compromisso da seleção brasileira será contra a Grã-Bretanha, anfitriã das Olimpíadas, na quarta-feira, às 12h15.

Imagem: AFPDaniela Piedade marcou dois gols na vitória da seleção sobre Montenegro(Imagem: AFP)Daniela Piedade marcou dois gols na vitória da seleção sobre Montenegro

O Brasil chegou a 4 pontos, mesma pontuação da Rússia, e ocupa a segunda colocação do grupo. A seleção perde a liderança no saldo de gols, já que tem 3 contra 24 das russas. Montenegro e Croácia, com 2 pontos cada, estão em terceiro e quarto, respectivamente. Sem pontuar no torneio, Angola e a lanterna Grã-Bretanha fecham a classificação.

O torneio de handebol feminino em Londres conta com 12 seleções, divididas em dois grupos de seis. As quatro melhores de cada chave passam para as quartas de final. A partir dessa fase, os jogos são eliminatórios: quem perder está eliminado.

Primeiro tempo equilibrado

O Brasil saiu na frente logo aos 43s com gol de Duda. Dois minutos depois, porém, Montenegro virou com Knezevic e Radicevic. Ana Paula respondeu no minuto seguinte, mas Dokic tratou de recolocar as europeias na frente e, aos 5 minutos, ampliar a vantagem para 4 a 2. Em seguida, Ana Paula diminuiu, e Radicevic respondeu na mesma moeda. Aos 9 minutos, Duda marcou mais. Um minuto depois, Popovic e Duda deixaram a partida em 6 a 5 para Montenegro. A equipe europeia ampliou com Bulatovic, enquanto a seleção brasileira igualou o marcador com Fernanda e Alexandra.

Aos 15, Bulatovic foi penalizada, e Montenegro teve que ficar 2 minutos com uma jogadora a menos. Fernanda e Alexandra fizeram valer a superioridade númerica e recolocaram o Brasil à frente: 9 a 7. Porém, em um minuto, Montenegro empatou a partida, com Dokic. Mayara e Ana Paula puseram as brasileiras em vantagem. Aos 22 minutos, a defesa canarinho deu bobeira e Knezevic marcou, mas Duda e Alexandra responderam, deixando o Brasil pela primeira vez com três gols na frente do marcador: 13 a 10. Porém, não demorou muito para Montenegro anotar outro, com Bulatovic.

Aos 24, novamente as montenegrinas ficaram com uma atleta a menos em quadra devido a nova punição de dois minutos para Bulatovic. Dessa vez as brasileiras desperdiçaram a oportunidade. Nesse tempo, Popovic diminuiu. De volta ao jogo, Bulatovic empatou e Mehmedovic virou a partida para Montenegro: 14 a 13. Aos 28, Alexandra igualou o placar, que ficou novamente emparelhado com os gols de Radicevic e Samira. Antes do fim do primeiro tempo, Mehmedovic conseguiu dar a vantagem para as europeis: 16 a 15.

Mayssa fecha o gol, e Brasil garante vitória

Montenegro começou bem, com gol de Miljanic, mas dois minutos depois, Duda e Samira deixaram tudo igual. Mayssa substituiu Chana no começo da etapa final e evitou por três vezes um gol montenegrino. Com as defesas da goleira, a seleção se animou. Aos 4, Deonise, Alexandra e Duda deixaram o Brasil três gols à frente das adversárias: 20 a 17. Dois minutos depois, Mayssa apareceu outras duas vezes para manter a vantagem brasileira.

Aos 8, porém, a arqueira não foi capaz de salvar o gol de Savic. Quando a reação de Montenegro parecia criar corpo, Bulatovic foi penalizada pela terceira vez, sem poder retornar novamente à partida. Na sequência, Daniela fez para o Brasil, e Miljanic devolveu na mesma moeda. Alexandra converteu um pênalti aos 12, mas, no minuto seguinte, Lazovic diminuiu: 22 a 20. Aos 15, Ana Paula marcou e, na sequência, viu Mayssa operar duas novas defesas.

Aos 18, Katarina converteu um pênalti, mas Ana Paula tratou de marcar para o Brasil. Um minuto depois, Mayssa demonstrou reflexo ao defender uma bola no chão. Aos 23, Katarina anotou outro. No minuto seguinte, Alexandra aproveitou um rebote e fez seu sétimo gol no confronto, enquanto Duda foi eliminada pela terceira punição.

Aos 27, Lazovic marcou, mas, em seguida, Daniela manteve a vantagem de três gols. Aos 28, Popovic marcou e, no contra-ataque, Savic encostou no placar: 26 a 25. No minuto final, Alexandra aumentou a vantagem e decretou a vitória brasileira por 27 a 25.
Facebook
Veja também