Saúde

Compra de 39 milhões de doses da Sputinik V será celebrado nesta sexta

De acordo com Wellington a dose da vacina será comprada a 9,95 dólares e devem ser entregues até julho.
12/03/2021 13h01 - atualizado

Nessa quinta-feira (11), o governador Wellington Dias e demais integrantes do Fórum dos Governadores do Nordeste participaram de uma reunião remota com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para tratar da vacinação contra a Covid-19.

Na oportunidade, ficou decidido para esta sexta-feira (12) a celebração de contrato para compra de 39 milhões de doses da vacina Sputinik V para o Programa Nacional de Imunização.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíReunião remota com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.Reunião remota com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

O Consorcio Nordeste já havia celebrado um contrato de opção de compra dessas doses e agora será transformado em contrato firme. O negócio será firmado entre o Ministério da Saúde, o Fundo Soberano da Rússia e a União Química, produtora do imunizante.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) regulamentou nessa quinta-feira (11), a importação temporária de medicamentos e de vacinas contra a Covid-19 sem registro ou autorização de uso emergencial.

Conforme o governador Wellington Dias, que preside o Consórcio Nordeste, a decisão da Anvisa vai permitir que novos imunizantes sejam comprados: “Com base nessa compra e nesses entendimentos, será possível ter vacina para os brasileiros”, destacou.

De acordo com Wellington a dose da vacina será comprada a 9,95 dólares e devem ser entregues até julho.

“O ministro da Saúde se prontificou na compra pelo SUS, dentro do Plano Nacional de Imunização e, a partir dessa sexta-feira (12), teremos a formalização do contrato. Vacina para todo o Brasil, para todos os municípios do Brasil”, comemorou o governador do Piauí, destacando ainda que a vacina já está sendo usada e com bom resultado na imunização em 39 países do mundo e imuniza inclusive para variantes já testadas.

Mais na Web