Viagora

Comunidades quilombolas do Piauí iniciam vacinação contra a Covid-19

Conforme a Sesapi, no estado 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, e a primeira dose do imunizante veio para 100% desse grupo.

No último sábado (20), as doses da vacina contra a Covid-19 foram entregues as comunidades quilombolas do Piauí, iniciando assim a para o grupo.

No estado 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz

  • Foto: DivulgaçãoComunidades quilombolas iniciam vacinação contra a Covid-19.Comunidades quilombolas iniciam vacinação contra a Covid-19.

O coordenador de Equidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Gilvano Quadros, explica que a inserção das comunidades piauienses foi feita através do trabalho do movimento quilombola.

“Através do trabalho do movimento quilombola, com o auxílio da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, que realizou o mapeamento dessa população, junto com a Gerência de Igualdade Racial da SASC”, destaca.

  • Foto: DivulgaçãoComunidades quilombolas do Piauí iniciam vacinação.Comunidades quilombolas do Piauí iniciam vacinação.

As comunidades quilombolas somam 115 e estão situadas em 37 municípios. Uma das primeiras a iniciar a vacinação foi a Mimbó em Amarante, que conta com 510 pessoas habilitadas a receberem a vacina.

“É muito importante para nossa comunidade do quilombo essa vacinação, para que possamos nos proteger dessa doença tão perigosa. Estamos muitos felizes”, destaca a moradora do Quilombo Mimbó, Lucimar Lima Paixão.

Conforme a Sesapi, no estado 25.193 quilombolas receberão as doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz, e a primeira dose do imunizante veio para 100% desse grupo.

“Os moradores da comunidade Sítio Velho, na cidade de Assunção do Piauí também já estão recebendo as primeiras doses do imunizante. As demais já estão se organizando junto com os municípios para iniciarem a campanha”, lembra o coordenador.

Facebook
Veja também