Viagora

“Concurso público somente no próximo ano”, declara Wellington

A Justiça Federal determinou que o Governo do Estado e a Sesapi finalizem as obras de reforma, no prazo de 60 dias, e realizem concurso público para a Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O juiz Adonias Ribeiro de Carvalho Neto, da 5ª Vara Federal, determinou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e o Governo do Estado realizem obras de reforma, com prazo de 60 dias para conclusão, e concurso público para preencher cargos vagos na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

  • Foto: DivulgaçãoMaternidade Dona Evangelina Rosa.Maternidade Dona Evangelina Rosa.

Acompanhando o governador Wellington Dias em visita às obras da nova maternidade de Teresina, na Avenida Presidente Kennedy, o secretário estadual de Saúde Florentino Neto afirmou ao Viagora que já encaminhou as demandas de pessoal para a Secretaria de Administração. “Quem é responsável pela questão de pessoal, seja pelo ingresso ou aposentadoria, é a Secretaria de Administração. Nós já elaboramos e encaminhamos as nossas demandas para a secretaria”, comentou.

  • Foto: Lucas Dias/GP1Secretário Florentino Neto.Secretário Florentino Neto.

Sobre a decisão judicial, o secretário estadual de Saúde declarou que já está tomando as devidas providências e que a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) é quem irá dar os encaminhamentos a serem seguidos pela Sesapi.

Questionado sobre a realização de concurso público, o governador Wellington Dias informou que não será possível a realização ainda em 2019. “Concursos somente no próximo ano. Nós estamos ainda impedidos da realização de concurso em razão da Lei de Responsabilidade Fiscal, mas, no próximo ano, nós vamos fazer o levantamento da carência de profissionais em algumas áreas”, disse.

Acerca da finalização das obras na Maternidade Dona Evangelina Rosa, o gestor estadual afirmou que ainda não é garantida a conclusão no prazo estabelecido pela Justiça.

“Quem dera tivesse a condição de baixar só um decreto e com isso garantir celeridade. Infelizmente, tivemos problemas com empresas, problemas com entrega de alguns equipamentos. Às vezes se pensa que o problema é só com a parte do Estado”, informou.

“Temos o recurso, mas não basta só isso. Tem que ter uma orquestra toda afinada. Em algumas coisas nós já estamos acordo com o que decidiu o Judiciário, como a parte de UTI ampliada, apartamentos e enfermarias, que já foram entregues. A outra parte que estamos fazendo deve cumprir o cronograma feito. Acredito que teremos que conviver com a situação de um hospital improvisado até a solução definitiva, que é a nova maternidade. O meu sonho para com o povo do Piauí é ter mais que uma maternidade, é um hospital materno-infantil”, concluiu.

Facebook
Veja também