Viagora

Confira lista de postos com bombas interditadas pelo Procon em Teresina

O Procon divulgou a lista dos cinco postos de combustível que tiveram bombas interditadas durante a Operação Petróleo Real.

Nesta quarta-feira, 4 de agosto, o Ministério Público do Piauí, por meio do Programa Estadual de Proteção de Defesa do Consumidor (Procon), divulgou uma lista com os postos de combustíveis que foram autuados por irregularidades durante a Operação Petróleo Real, deflagrada no último dia 8 de julho, em Teresina.

No total, 22 postos de combustíveis foram fiscalizados e 144 bombas aferidas, sendo que nove estabelecimentos foram autuados, nove bombas foram interditadas e quatro estabelecimentos flagrados comercializando produtos fora do prazo de validade.

  • Foto: Divulgação/ProconLista dos postos com bombas interditadas em Teresina.Lista dos postos com bombas interditadas em Teresina.

De acordo com o diretor do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi), Maycon Danilo, que auxiliou os técnicos do Procon durante a fiscalização, foi detectado que o consumidor estava pagando por uma quantidade de combustível que, na verdade, era inferior à recebida no tanque, uma prática conhecida como “medida baixa”.

“Existe uma tolerância na nossa portaria onde ela diz que, de cada 20 litros de combustível que se compra, há uma tolerância de 60 ml e nós encontramos divergências sobre isso. Encontramos postos tirando 64 ml do consumidor, outros tirando 65 a 75 ml e encontramos posto de combustível que estava subtraindo até 100 ml do consumidor, o que gera um prejuízo muito grande, porque se a cada 20 litros você perde 100 ml, você não está pagando por aquilo que deveria receber, e estamos atentos em relação a isso”, informou o diretor.

Além das irregularidades envolvendo os combustíveis, foram identificados ainda problemas nas lojas de conveniência dos estabelecimentos, principalmente a venda de produtos com prazo de validade vencido.

Os postos onde foram encontrados produtos vencidos sendo comercializados são: Vida Centers, localizado no bairro Zoobotânico; Loja Bola Mania 2, no bairro Satélite; Vitória Combustíveis, no bairro Aroeira; e Posto Maxxi Vip, no bairro Jardim Europa.

Facebook
Veja também