Viagora

Confira quais são os cuidados para evitar o novo coronavírus

Segundo cartilha do Ministério da Saúde, como ainda não há vacina ou remédio específico para o novo coronavírus, a maneira correta de evitar o contágio é reforçar a higiene.

O novo coronavírus, denominado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de SARS-CoV-2, causa uma doença respiratória com sintomas semelhantes à gripe, porém mais graves e com letalidade maior. A doença, Covid-19, já infectou mais de 300 mil pessoas em quase todos os países do mundo.

No Brasil, as secretarias estaduais de Saúde contabilizam já 1.980 casos confirmados e 34 óbitos pelo novo vírus. Como ainda não há vacina ou remédio específico para a doença, o Ministério da Saúde declarou que a melhor maneira de prevenir o contágio é reforçar o cuidado com a higiene e evitar sair de casa sem necessidade.

Um boletim divulgado pela pasta informa que deve-se lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão, por um período de 20 segundos. Caso não haja água e sabão disponível, deve-se optar pelo álcool em gel 70%. É importante também não levar as mãos à boca, ao nariz ou aos olhos sem que estas estejam higienizadas, o vírus se utiliza das mucosas do rosto para penetrar no corpo.

Por ser uma doença respiratória, a Covid-19 pode causar tosse, febre, falta de ar, coriza e inflamação das vias aéreas. Caso apresente sintomas, a pessoa deve permanecer em casa, dando preferência ao cuidado paliativo dos sintomas. Se apresentar piora, deve-se ir a uma unidade de saúde para receber atendimento médico. Dentre as complicações mais graves da doença, estão pneumonia, insuficiência pulmonar e falência de órgãos, levando ao risco de morte.

Confira algumas das instruções dos órgãos de saúde para Covid-19:

  • Foto: ViagoraCuidados e prevenção contra o novo coronavírus.
Facebook
Veja também