Viagora

Confira quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Teresina

Catorze legendas já lançaram pré-candidatos para disputar o comando do Palácio da Cidade nas eleições municipais de 2020.

Com a aproximação do período dedicado às convenções partidárias, marcadas para acontecer de modo presencial ou virtual entre 31 de agosto e 16 de setembro, os partidos já começaram a desenhar as suas chapas para as eleições municipais deste ano. O primeiro turno acontecerá no dia 15 de novembro e o segundo turno acontecerá no dia 29.

Até a data de publicação desta matéria, 14 legendas já haviam lançado os nomes dos pré-candidatos à Prefeitura de Teresina, sendo eles: Kleber Montezuma (PSDB), Dr. Pessoa (MDB), Fábio Abreu (PL), Fábio Novo (PT), Simone Pereira (PSD), Valter Alencar (PSC), Fábio Sérvio (PROS), Major Diego Melo (Patriota), Lourdes Melo (PCO), Pedro Laurentino (UP), Mário Rogério (Cidadania), Teresa Britto (PV), Lucineide Barros (PSOL) e Gervásio Santos (PSTU).

Kleber Montezuma (PSDB)

  • Foto: DivulgaçãoKleber MontezumaKleber Montezuma.

O professor Kleber Montezuma é o pré-candidato indicado pelo prefeito Firmino Filho para sucedê-lo no comando do Palácio da Cidade. Montezuma é economista e mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele deixou o comando da Secretaria Municipal de Educação (Semec) no começo de 2020, tendo sido secretário de Trabalho e Assistência Social (1993-1996), de Habitação e Urbanismo (1997-2000) e Educação e Cultura (2001-2004).

Dr. Pessoa (MDB)

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraPré-candidato a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB).Dr. Pessoa.

O médico Dr. Pessoa foi o pré-candidato anunciado pelo MDB, partido presidido na capital pelo deputado Themístocles Filho, que também ocupa o cargo de presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Pessoa já foi eleito vereador de Teresina em 2000, 2004, 2008 e 2012, assumindo uma cadeira na Alepi em 2014 como deputado estadual eleito, tendo concorrido a prefeito da capital em 2016 e a governador do Piauí em 2018.

Fábio Abreu (PL)

  • Foto: ViagoraSecretário de segurança Fábio Abreu.Fábio Abreu.

Atualmente ocupando o cargo de deputado federal, Fábio Abreu já foi duas vezes secretário estadual de Segurança Pública durante a gestão de Wellington Dias (PT). Abreu é capitão da Polícia Militar do Piauí e comandou o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) na capital.

Fábio Novo (PT)

  • Foto: ViagoraDeputado Estadual Fábio Novo (PT)Fábio Novo.

Pré-candidato pelo partido do governador Wellington Dias, Fábio Novo é atualmente deputado estadual, tendo assumido uma cadeira na Alepi como suplente do deputado Olavo Rebelo em 2008, sendo eleito em 2010 e reeleito em 2014 e 2018. O jornalista foi vereador, secretário municipal de Educação e Cultura e vice-prefeito de Bom Jesus, sua cidade natal, e secretário estadual de Cultura por duas vezes.

Simone Pereira (PSD)

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraSimone PereiraSimone Pereira.

A ex-secretária estadual do Agronegócio e Empreendedorismo Rural (Seagro), Simone Pereira, é pré-candidata pelo partido do deputado federal Júlio César e do seu filho, o deputado estadual Georgiano Neto. Simone exerceu ainda o cargo de coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Social e Lazer.

Valter Alencar (PSC)

  • Foto: ViagoraValter Alencar.Valter Alencar.

O advogado Valter Alencar é presidente estadual do PSC no Piauí. Além de advogado, Alencar é empresário e herdeiro da TV Clube, afiliada da Rede Globo no Piauí. Foi candidato ao governo do estado em 2018 e em 2019 assumiu o cargo de assessor especial do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel.

Fábio Sérvio (PROS)

  • Foto: Facebook/Fábio SérvioFábio Sérvio.Fábio Sérvio.

O publicitário e empresário Fábio Sérvio foi candidato ao governo do estado em 2018 pelo PSL, então partido do presidente Jair Bolsonaro, e ficou em quarto lugar na disputa. Sérvio adota uma postura conservadora e afirmou que fará oposição ao prefeito Firmino Filho (PSDB).

Major Diego Melo (Patriota)

  • Foto: Lucas Dias/GP1Major Diego MeloMajor Diego Melo.

Diego Melo é major da Polícia Militar do Piauí e presidente da Associação dos Oficiais Militares do Estado do Piauí (Amepi). O major participou do governo de Wilson Martins (PSB), tendo sido um dos responsáveis pela criação do Ronda Cidadão. Ele disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados em 2018 pelo PROS.

Lourdes Melo (PCO)

  • Foto: Lucas Dias/GP1Lourdes Melo.Lourdes Melo.

Pré-candidata pelo Partido da Causa Operária, a professora Lourdes Melo disputará o cargo de prefeita pela segunda vez, tendo sido candidata à Prefeitura de Teresina em 2016. Além da capital, Lourdes já foi candidata ao Governo do Piauí em 2018.

Pedro Laurentino (UP)

  • Foto: DivulgaçãoPedro Laurentino.Pedro Laurentino.

O poeta e escritor Pedro Laurentino é pré-candidato pela Unidade Popular à Prefeitura de Teresina. Pedro Laurentino já foi vereador na década de 90 e 2000, é servidor concursado do Tribunal do Trabalho, sindicalista e coordenador do Comitê Memória, Verdade e Justiça de Teresina.

Mário Rogério (Cidadania)

  • Foto: DivulgaçãoMário Rogério.Mário Rogério.

O radialista, empresário e presidente estadual do Cidadania, Mário Rogério, será o candidato da legenda à Prefeitura de Teresina. Ele já foi candidato a vereador por 2 vezes em Teresina. O partido já confirmou a data da convenção, que será realizada no dia 13 de setembro.

Teresina Britto (PV)

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraDeputada Teresa Britto (PV).Teresa Britto.

A deputada estadual e presidente estadual do PV, Teresa Britto, confirmou a sua pré-candidatura a prefeita de Teresina. Teresa é formada em Psicologia, já foi secretária municipal de Assistência Social (2000-2003), foi eleita vereadora em 2004, sendo reeleita em 2008, 2012 e 2016. Nas eleições de 2018, Teresa Britto foi eleita para uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí.

Lucineide Barros (PSOL)

  • Foto: Instagram/Lucineide BarrosLucineide Barros.Lucineide Barros.

O PSOL lançou a professora Lucineide Barros como pré-candidata a prefeita de Teresina. Lucineide atua no Movimento Docente e também faz parte da Frente Popular de Mulheres contra o Feminicídio.

Gervásio Santos (PSTU)

  • Foto: DivulgaçãoGervásio Santos.Gervásio Santos.

O professor Gervásio Santos é presidente estadual do PSTU e foi o escolhido do partido para disputar o comando do Palácio da Cidade. Gervásio é irmão do professor Kleber Montezuma, que disputará o pleito pelo PSDB.

Facebook
Veja também