Viagora

Contribuinte pode simular sua aposentadoria pelo site do Instituto de Previdência de Teresina

O Simulador de Aposentadoria já está disponível no site do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT).

A partir de agora, servidores poderão contar com uma ferramenta ágil e simples para calcular o tempo de contribuição para a sua aposentadoria. O Simulador de Aposentadoria já está disponível no site do Instituto de Previdência do Município de Teresina (IPMT).

Para acessar o serviço, os servidores devem informar as datas de admissão e demissão do seu contrato de trabalho e preencher as demais solicitações para formar o cadastro. Ao final o servidor já saberá se completou as condições para a aposentadoria, assim como o tempo que falta para ter direito ao benefício integral. Com a ferramenta, é possível que o contribuinte descubra o tempo que já alcançou até agora, quanto já acumulou e quanto falta contribuir para que possa se aposentar.

Contudo, a simulação não se trata de nenhuma garantia ou certidão, é apenas um extrato para orientar o servidor a tem condições de requerer sua aposentadoria e se dirigir com mais informações para o IPMT. O órgão também disponibiliza para seus servidores uma cartilha, onde poderá tirar dúvidas sobre seus direitos, documentação necessária para a aposentadoria e como poderá dar entrada no procedimento de aposentadoria.

Em relação ao simulador, o presidente do órgão Alberto Monteiro Júnior, afirma que o serviço ainda mais aprimorado, apresentando sempre os resultados de maneira mais simples para os beneficiários. "Espera-se que, ao final da consulta, o segurado tenha bastante clareza, a respeito do período que falta para ele contribuir", afirmou.

Caso o simulador apresente que o servidor municipal já tenha contribuído suficientemente para se aposentar, esse deve se dirigir ao prédio de IPMT para dar início ao processo. "Isso oferece mais segurança ao segurado permitindo que ele se certifique da inexistência de qualquer pendência quando for requerer a sua aposentadoria, além de ser uma forma mais fácil e ágil para o servidor saber sobre sua aposentadoria”, finalizou o Alberto Monteiro Júnior.

Durante a última semana ainda esteve no IPMT, o professor Benedito Cláudio Passos, do Núcleo de Ações Previdenciárias da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ), que realiza trabalho de consultoria e assessoria previdenciária a instituição.
Facebook
Veja também