Viagora

Coronavírus evolui de forma mais controlada no Brasil, diz estudo

O estudo aponta que o crescimento mais lento estaria ligado ao fato do país ter se preparado com medidas de contenção ainda no início da pandemia.

Uma nota técnica de um grupo de especialistas da PUC-RJ e da Fiocruz revelou que a Covid-19 está evoluindo de forma mais controlada no Brasil do que em outros países afetados pela pandemia.

O documento assinado por 14 especialistas do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde comparou a evolução da doença no país com os outros mais afetados como China, Itália, Espanha e Estados Unidos. Ele aponta que o crescimento mais lento no número de casos estaria ligado ao fato do país ter se preparado com as medidas de contenção ainda no início da epidemia por aqui.

No entanto, o Brasil tem duas dificuldades na identificação dos casos confirmados. A primeira é por conta da falta de testes suficientes para atestar a doença e a segura é a demora na obtenção desses resultados, que chegam depois de 7 a 15 dias.

Na quarta-feira (1°), o Governo Federal começou a distribuição dos 500 mil kits de testes rápidos comprados da China  pela mineradora Vale. O teste permite o resultado em apenas 15 minutos.

De acordo com o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde, o Brasil tem 6.836 casos confirmados de coronavírus e 241 mortes provocadas pela doença.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Facebook
Veja também