Viagora

Coronavírus: Hospital de Campanha do Verdão encerra atendimentos

A etapa de pesquisas científicas desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá continuidade a fim de contribuir com o tratamento da doença.

O Governo do Piauí informou que o Hospital de Campanha Estadual (HCE) encerra o atendimento de pacientes nesta terça-feira (18). A unidade recebeu 402 pacientes, com 394 altas, informa que se despede com o sentimento de missão cumprida.

A etapa de pesquisas científicas desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) terá continuidade a fim de contribuir com o tratamento da doença.

O HCE foi construído em caráter emergencial, incluído num Projeto de Pesquisa e Inovação da UFPI, para receber temporariamente pacientes com a Covid-19. A unidade se destacou pela taxa de 98% de sucesso no atendimento de pacientes e pelo tratamento humanizado dos pacientes e colaboradores. A última paciente, chamada Maria de Fátima de Melo Bezerra, de 66 anos, deixou a unidade de saúde ao som dos aplausos da equipe multidisciplinar do Hospital na tarde desta terça.

Última paciente do HCE

“É importante frisar que o Hospital de Campanha Estadual tinha um dia para começar e um dia para finalizar. Hoje, podemos dizer orgulhosamente que estamos dando alta ao último paciente e isso nos traz a sensação de dever cumprido de forma extremamente profissional, segura e com os resultados fantásticos. Isso demonstra o quanto o hospital foi bem planejado, o quanto as equipes estavam envolvidas, engajadas e treinadas”, disse Jefferson Campelo, diretor do HCE.

Durante o tempo de funcionamento do hospital, os pesquisadores do Projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) da UFPI, que inclui o HCE, iniciaram cerca de 30 estudos científicos e já realizaram algumas coletas de dados que continuarão a ser tratados e analisados para a concretização dos estudos. “O encerramento do hospital, representa um marco significativo na evolução do nosso projeto. Vamos começar a fase mais significativa da pesquisa a partir de agora. Temos uma grande satisfação com os resultados atingidos até o momento e estamos certos que, com a evolução do projeto, mais resultados irão acontecer. Vão sair desse projeto resultados científicos significativos para o avanço do conhecimento e serão divulgados a nível internacional”, afirmou Joel Rodrigues, coordenador geral do projeto de PDI.

O HCE foi administrado pela Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex) da UFPI. Segundo o superintende da Fadex, Samuel Nascimento, o hospital deixará um legado mundial. “Foi uma gestão desafiadora e a Fadex participou garantindo o apoio à gestão administrativa e financeira do projeto. Foram mais de 200 servidores contratados e dezenas de fornecedores que precisavam abastecer o Hospital de Campanha. Graças a Deus e à competência de todos os profissionais envolvidos, se mostrou uma experiência exitosa. O HCE servirá de exemplo para o Brasil e o mundo como um grande sucesso de aproximação entre a academia, a ciência e a gestão pública”, finalizou.

Facebook
Veja também