Viagora

Corpo de Bombeiros intensifica o combate às queimadas no Piauí

98% das causas de incêndio são em decorrência das ações humanas.

Com a proximidade do B-R-O-BRÓ, época em que são registradas as maiores temperaturas do ano, além do tempo bastante seco, os focos de incêndio no Estado chegam a dobrar de quantidade. Contudo, para atender a esta demanda, o Corpo de Bombeiros do Piauí intensificará o combate às queimadas, dando ênfase aos casos considerados de maior risco.

De acordo com o coronel Manoel Santos, comandante geral do Corpo de Bombeiros, apesar do aumento considerável de ocorrências, a determinação é para que todos os casos sejam atendidos. “Percebemos que a quantidade de ocorrências que chegam à corporação tem aumentado, mas estamos procurando, dentro do possível, atender com agilidade todas as chamadas, principalmente àqueles incêndios que estão ocorrendo próximos a residências, postos de combustíveis e escolas”, explica.

As altas temperaturas e a baixa umidade do ar colocam o Piauí em estado de alerta para possíveis incêndios que acontecem por causa deste fenômeno. Apesar do fogo ser um elemento natural, apenas 2% dos incêndios florestais identificados são em decorrência de fatores naturais. Desta forma, 98% dos casos são causados por ações humanas. É válido ressaltar que as pessoas que provocam incêndios estão sujeitas a sanções previstas para os crimes ambientais.

“Estas pessoas estão passíveis de punições pelos crimes ambientais, pois podem causar danos ao patrimônio público e privado, sem falar nas consequências para a destruição do meio ambiente. Se a pessoa for pega em flagrante, ela pode ser enquadrada segundo as conformidades da lei”, alerta o coronel Santos. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), as regiões Norte e Sul do Piauí poderão ser as áreas mais afetadas com as queimadas deste ano.

Já o Comitê Integrado de Combate à estiagem no Piauí registra que já foram contabilizados mais de mil focos de incêndio nos 12 primeiros dias de agosto e a situação tende a piorar. O órgão pertence à Secretaria Estadual da Defesa Civil.
Facebook
Veja também