Viagora

Corso de Teresina perde relevância e inscreve apenas 20 caminhões

O evento já chegou a render um registro no Guinness Book, o livro dos recordes, oficializando o corso teresinense como o maior desfile de carros enfeitados do mundo em 2012.

O Corso carnavalesco, ou simplesmente Corso, é um tipo de agremiação carnavalesca que promove desfiles utilizando carros, abertos e ornamentados, pelas ruas de sua cidade, com foliões geralmente fantasiados, que jogam confetes, serpentinas e esguichos de spray nos ocupantes dos outros veículos.

Em Teresina, o Corso é considerado um dos eventos mais tradicionais do carnaval na cidade. A tradição já chegou a render um registro no Guinness Book, o livro dos recordes, oficializando o evento teresinense como o maior desfile de carros enfeitados do mundo.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaCorso de Teresina será dia 23 de fevereiroCorso de Teresina é evento tradicional no calendário da cidade.

O registro do recorde se deu em 2012, na gestão do então prefeito Elmano Férrer, quando cerca de 400 veículos circularam no evento e mais de 40 mil foliões carnavalescos brincaram nas ruas. A oficialização foi feita por um juiz do próprio Guinness Book, que esteve na capital piauiense para realizar a contagem dos veículos.

Nas últimas edições, o Corso vem registrando uma participação menor de caminhões e foliões nas ruas. Em 2017 a prefeitura de Teresina, comandada pelo tucano Firmino Filho, diminuiu o percurso e só foi registrado 32 caminhões participantes e em 2018 apenas 28 caminhões participaram do evento. Em consequência, vem ocorrendo uma diminuição também no número de pessoas que compareceram ao evento.

No decorrer da administração do prefeito Firmino Filho, o evento vem perdendo força e relevância na capital. Fato esse comprovado pelo desinteresse dos teresinenses em procurar inscrever caminhões para o evento.

Em 2019, até esta quarta-feira (20), há apenas 20 caminhões inscritos para o evento. Para a Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), a diminuição dos caminhões participantes e do público dos foliões no corso se deve à reestruturação do evento. “A diminuição acontece pela própria dinâmica do corso. As pessoas estão se adequando às novas regras, que foram adotadas a partir da edição de 2017”, disse a Fundação através de assessoria de comunicação.

O presidente da FMCMC, Luís Carlos Alves, afirmou que a ideia é que haja uma maior aproximação com os foliões. “Nesses últimos dois anos, estamos fazendo um novo carnaval na cidade, com o objetivo de nos aproximar mais ainda da população. Esse ano, as novidades do Corso foram pensadas justamente para contemplar todo tipo de folião, de todas as idades e estilos”, explicou.

A principal novidade da edição deste ano é o Concurso Melhor Fantasia, onde os inscritos irão concorrer à premiação de R$ 1 mil. A comissão julgadora irá escolher as 30 fantasias mais criativas, que serão publicadas no perfil da Fundação Cultural Monsenhor Chaves no Instagram e as 10 fantasias mais curtidas até às 12h do dia 25 de fevereiro, irão ganhar a premiação.

O corso de Teresina vai acontecer no próximo sábado, dia 23 de fevereiro, às 16h, na Avenida Raul Lopes, zona Leste da capital.

Facebook
Veja também