Viagora

Covid-19: Acolhimento de pessoas em situação de rua é mantido em Teresina

As pessoas que estavam sendo atendidas no Estádio Lindolfo Monteiro foram encaminhadas para a Casa do Caminho.

Após o acolhimento de pessoas em situação de rua pelo serviço emergencial na estrutura montada no estádio Lindolfo Monteiro, os atendimentos continuaram sendo feitos integralmente na Casa do Caminho.

Segundo a Prefeitura de Teresina, todos os protocolos para evitar a disseminação do novo coronavírus no espaço, administrado pela Prefeitura de Teresina, como a higienização pessoal, distanciamento e são orientadas sobre o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

“Estamos atendendo no mesmo formato adotado no Lindolfo Monteiro. Os acolhidos recebem atendimento da equipe de saúde diariamente, de segunda a sexta, e continuamos realizando as atividades socioeducativas. Também são oferecidas as cinco refeições diárias”, explica o coordenador da Casa do Caminho, Edson Araújo.

As pessoas que decidiram aderir ao serviço integral de acolhimento no abrigo emergencial estão cumprindo isolamento social, passando 24h no espaço, sem sair. Estão abrigadas 15 pessoas na Casa do Caminho.

“Nosso objetivo é assegurar o acesso da população em situação de rua a espaços seguros, rotinas de higiene e outras garantias necessárias no combate à Covid-19”, ressalta a gestora da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI), Janaína Carvalho.

Ela informa que a Casa do Caminho realiza um trabalho articulado com o Consultório de Rua, da Fundação Municipal de Saúde. Também são feitas abordagens informativas dos moradores em situação de rua por agentes de proteção social.

O abrigo emergencial do Lindolfo Monteiro atendeu um total de 150 pessoas durante todo seu período de funcionamento. A transferência dos acolhidos para a Casa do Caminho aconteceu em setembro. A unidade é coordenada pela Gerência da Proteção Social Especial de Alta Complexidade (GPSE) da Semcaspi. Mais informações sobre o atendimento no local podem ser obtidas através do telefone (86) 3131-4725.

Facebook
Veja também