Viagora

Covid-19: Candidatos infectados terão nova chance de fazer Enem

O Inep confirmou que o uso de máscaras é obrigatório para todos os candidatos no dia do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informou nesta terça-feira (24), que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que forem diagnosticados por alguma doença infectocontagiosa, como a covid-19 e, portanto, estiverem impossibilitados de fazer as provas por este motivo, poderão ter uma nova chance. 

De acordo com o presidente substituto do Inep, Camilo Mussi, nesse caso a orientação é ligar para a central de atendimento do Instituto (0800 616161) e comunicar a doença até um dia antes da data da prova. 

Segundo ele, depois da aplicação das provas, o candidato deverá registrar o problema anexando laudo médico na Página do Participante. Os casos deferidos pelo Inep poderão participar de uma reaplicação do exame nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021, mesma data em que o Enem será aplicado a pessoas com privação de liberdade.

Além da covid-19, outros casos de doenças como a coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela, também entram na lista de infecções que os candidatos podem ter o mesmo direito.

De acordo com o Inep, não só pessoas com problemas de saúde na data das provas poderão participar da reaplicação. Quem tiver problemas logísticos, como, por exemplo, falta de energia elétrica, poderá comunicar o problema pela Página do Participante para fazer o exame em fevereiro.

O Presidente do Instituto também garantiu, que os candidatos que se enquadram no grupo de risco para a covid-19, como idosos e pessoas com comorbidades, que necessitam de atendimento especial, não há necessidade de procurar a central para comunicar essa condição, pois no ato da inscrição essas informações já foram coletadas.

Situações diagnosticadas depois da inscrição, como, por exemplo, casos de gravidez, deverão ser comunicadas pela central de atendimento do instituto também até um dia antes do Enem. Para garantir a segurança de todos os participantes, o número de participantes por sala será reduzido, pelo menos, em 50%.

O Inep confirmou que o uso de máscaras é obrigatório para todos os candidatos no dia do exame, exceto para os casos previstos na Lei n.º 14.019, de 2020.  Podendo ser retiradas apenas no momento de identificação pelos fiscais de provas, e também para que os participantes bebam água e façam lanche durante a aplicação de provas.

Cronograma de provas do Enem 2020:

Provas impressas: 17 e 24 de janeiro

Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro

Reaplicação da prova: 23 e 24 de fevereiro

Resultados: a partir de 29 de março

Com informações da Agência Brasil.

Facebook
Veja também