Viagora

Covid-19: Feira de livros usados tem queda nas vendas em Teresina

A presidente da Associação dos Vendedores dos Livros Usados, Maria das Graças Xavier, explica que com a pandemia houve uma queda de até 70% nas vendas.

As feiras de livros usados são uma ótima opção para quem quer economizar na compra do material escolar, mas com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, os vendedores registram queda na procura de livros escolares, como vem ocorrendo nesta feira localizada na Praça do Fripisa, no Centro de Teresina.

A feira dos livros existe há 28 anos no local, e funciona entre os meses de dezembro e abril, período de volta as aulas, mas com a pandemia a movimentação anda abaixo do esperado. A presidente da Associação dos Vendedores dos Livros Usados, Maria das Graças Xavier, explica que que com a pandemia houve uma queda de até 70% nas vendas, e que muitos pais estão dando preferência para trocar livros em entre si por meio de grupos nas redes sociais.

Em anos normais, sem a pandemia da Covid-19, os corredores da Feira dos Livros, nesse período do ano, estariam bem movimentados, porém a realidade é outra. No local, o que há são corredores vazios e pouca procura. Além das dificuldades provocadas pela pandemia, os vendedores também atribuem a baixa nas vendas ao fato de muitos pais ainda não terem matriculado os filhos nas escolas.

Para os pais que procuram a feira para comprar ou trocar os livros escolares, o preço ainda é o maior atrativo, devido as dificuldades financeiras provocadas pela pandemia, como explica a dona de casa Marta Santos, que estava na feira comprando livros pare os filhos.

Apesar das dificuldades, a expectativa é que nas próximas semanas, com as datas definidas para o retorno das aulas, as vendam voltem a crescer.

Facebook
Veja também