Piauí

Covid-19: FMS fiscaliza medidas de prevenção em escolas de Teresina

Entre as medidas estão o distanciamento mínimo entre as cadeiras e a retirada de bebedouros com bico injetor.
01/10/2020 11h41 - atualizado

A Vigilância Sanitária de Teresina está realizando vistorias nas escolas que estão autorizadas a funcionar de modo presencial. O objetivo é orientar e conferir se as medidas sanitárias para prevenção da Covid-19 estabelecidas para o setor estão sendo cumpridas. As escolas estão autorizadas a retornar as aulas presenciais desde o dia 22 de setembro.

De acordo com a gerente da Vigilância e Saúde da FMS, Jeanyne Seba, apenas turmas do 3° ano do Ensino Médio e as turmas de pré-Enem estão autorizadas a ter aulas presenciais, desde que sejam cumpridas as determinações do protocolo. “As escolas também são obrigadas a continuar oferecendo aulas on-line para os alunos que não se sentirem seguros para voltar para a escola”, esclarece a gerente.

A Fundação Municipal da Saúde já fiscalizou 28 escolas, entre as medidas observadas pela Vigilância Sanitária estão o distanciamento mínimo entre as cadeiras, que deve ser de 2 metros, e a retirada de bebedouros com bico injetor.  

“A sinalização com o fluxo de circulação das pessoas, mesmo nos banheiros, também está sendo fiscalizado para garantir maior segurança para os alunos e servidores”, explica a gerente de Vigilância e Saúde da FMS.

Jeanine ressalta que o cumprimento das novas determinações é importante para que os alunos, professores e funcionários sitam-se mais seguros e também para evitar que a escola seja um local de disseminação do vírus. “O uso de máscara é obrigatório em todos os espaços, sendo permitida a retirada apenas na hora do lanche, mas mantendo o distanciamento entre as pessoas”, lembra.

Mais na Web