Viagora

Covid-19: Hospital Justino Luz registra 100 pacientes recuperados

A centésima pessoa a vencer a doença foi Maria Francisca Veloso, 57 anos, que recebeu alta no último sábado (25).

O Hospital Regional Justino Luz, em Picos, comemorou a recuperação de 100 pacientes tratados com sintomas da Covid-19. A centésima pessoa a vencer a doença foi Maria Francisca Veloso, 57 anos, que recebeu alta no último sábado (25), após cinco dias internada.

O hospital organizou uma torcida para festejar esse resultado. Maria Francisca, emocionada, agradeceu aos profissionais envolvidos na sua recuperação.

  • Foto: DivulgaçãoHospital Justino LuzHospital Justino Luz

"Estou saindo do Hospital Regional Justino Luz com saúde e agradeço à Deus e aos enfermeiros, médicos e à todos. Aqui, fui bem cuidada, bem tratada e não me faltou nada. Vou para casa e com fé em Deus não vai mais acontecer nada comigo", disse a paciente em vídeo gravado por profissionais da saúde que acompanharam o momento. Maria é da cidade de Sussuapara, distante 13 km de Picos.

De acordo com a diretora-geral, Samara Sá, é sempre louvável acompanhar a evolução de cada paciente, principalmente daqueles que estão contaminados pelo novo coronavírus. "É imensa a nossa alegria a cada alta hospitalar que temos no Hospital Justino Luz. Esse é o nosso grande objetivo. A Covid-19 é uma doença que não se tem receita pronta para tratamento, mas seguimos adotando os protocolos estaduais da Sesapi e os nacionais, do Ministério da Saúde, e com isso, a cada dia mais vidas estão sendo salvas", comemora Samara.

Durante os quatro meses de pandemia, o Hospital Regional Justino Luz já atendeu 185 pacientes no setor para Síndrome Respiratória Aguda Grave, onde ficam as pessoas com Covid-19. Desse total, 40 pacientes testaram negativo para a doença e 103 saíram recuperados do hospital.

Atualmente o hospital conta com 20 leitos de terapia intensiva no setor de síndromes respiratórias e 35 leitos clínicos na enfermaria. O empenho das equipes de profissionais do setor e o protocolo no uso das medicações reflete em êxito na recuperação dos pacientes, como explica o diretor técnico, Tércio Luz. "Essas 103 altas do nosso hospital só reforça a qualidade da assistência da equipe multiprofissional, desde a entrada do paciente no pronto-socorro, onde ele recebe os primeiros cuidados, até os setores mais críticos, como o de medicina intensiva. Reforçam-se também as educações continuadas dos profissionais de saúde em relação aos cuidados com o doente e ao uso de tratamentos individualizados para cada caso, que mostram a competência e o preparo do hospital para lidar com pacientes mais graves, principalmente de uma doença ainda nova", destaca Tércio.

Outro paciente que comemorou emocionado a sua saída do hospital foi o Alberto Alves Batista, 79 anos. Para ele, os cuidados recebidos durante o período de internação foi gratificante. Em um vídeo, ele aparece deixando o hospital e bastante agradecido. "Vocês aqui para mim, foram pai e mãe, glória a Deus e obrigado. Fiquem com Deus e que ele abençoe todos", ressaltou o paciente.

Facebook
Veja também