Viagora

Covid-19: HUT faz capacitação sobre intubação para profissionais

A iniciativa pretende treinar cerca de 100 profissionais de saúde de toda a rede hospitalar da capital.

Nessa segunda-feira (15), a Unidade de Educação Continuada do HUT com o apoio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou no auditório e laboratório da Uninassau (campus Redenção), a capacitação dos profissionais que estão atuando na linha de frente do combate a Covid-19.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) tem sido uma peça chave para o combate a doença no Piauí, para atender a demanda parte de sua estrutura foi preparada para o tratamento exclusivo de pacientes acometidos por essa doença.

  • Foto: Ascom/HUTCapacitação dos profissionais.Capacitação dos profissionais.

A unidade passou a ter uma ala inteira dedicada à síndrome respiratória aguda, agora com 68 novos leitos entre UTIs e enfermarias com suporte ventilatório.

A iniciativa pretende treinar cerca de 100 profissionais de saúde de toda a rede hospitalar da capital nos procedimentos de paramentação e desparamentação de equipamento de proteção individual (EPI), metas de segurança, ventilação mecânica, pronação e manejo de via aérea de pacientes atingidos pela nova doença.

Nesta terça-feira (16), o coordenador do centro cirúrgico, médico anestesiologista, Flávio Melo, abordou experiências teóricas e práticas com manejo de via áreas difíceis, protocolo de medicações que vão melhorar a qualidade das intubações de pacientes com infecção confirmada pela Covid-19 garantindo uma melhor assistência e o máximo de eficiência.

O coordenador explica que o procedimento de intubação é um ato médico, mas o apoio dos profissionais da enfermagem é um componente fundamental para o sucesso do procedimento, principalmente nas vias aéreas difíceis, nos oferecendo melhor condição e segurança para realizar o procedimento.

O diretor geral do HUT, médico Fábio Marcos de Sousa, falou sobre a importância da capacitação. “O hospital precisa ser a expressão quantitativa e qualitativa da assistência condigna ao paciente, e esses objetivos só são alcançados através da capacitação e a junção de esforços da nossa equipe multiprofissional”, finaliza.

Desde o início da pandemia, o HUT e todas as unidades de saúde da rede municipal hospitalar tem buscado a melhoria no atendimento prestado à população principalmente no tratamento dos pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Facebook
Veja também