Viagora

Covid-19: Idosa curada no HUT descobriu doença “por acaso”

Sem sintomas da doença, a paciente descobriu que estava infectada ao realizar um exame no Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

Nesta terça-feira (9), a aposentada Antônia Carvalho de Amorim, de 66 anos, recebeu alta hospitalar, após vencer a Covid-19. Sem sintomas da doença, a paciente descobriu que estava infectada ao realizar um exame no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) antes de ser submetida a uma cirurgia na cabeça.

Dona Antônia, que é piauiense, sofreu uma queda em casa, no estado do Pará, onde atualmente mora, que resultou em corte profundo próximo à orelha. Ela veio encaminhada ao HUT para ser submetida a procedimento cirúrgico. No dia 3 de junho, antes da internação, a paciente foi testada para Covid-19 e descobriu a doença.

  • Foto: Divulgação/PMTIdosa curada no HUTIdosa curada no HUT

“Sofri uma queda no banheiro e fui levada para a UPA no município de Castanhal, no Pará. De lá, fui regulada para o HUT para fazer cirurgia. Mesmo sem sintomas respiratórios graves, fiz o teste do coronavírus e deu positivo. Tive todo tratamento adequado para os dois problemas que enfrentei”, explica a aposentada, que foi recebida por um dos oito filhos, que mora no bairro Mocambinho, zona Norte da capital.

Assim como dona Antônia, todos os pacientes que dão entrada no HUT são submetidos a teste de Covid-19, mesmo que estejam sem sintomas da doença. “Esse protocolo é importante porque portadores assintomáticos também podem contaminar outros pacientes e profissionais. Isso permite que tomemos os devidos cuidados para a assegurar a integridade de todos”, explica o diretor geral do hospital, Rodrigo Martins.

Ao deixar o HUT, aplaudida pela equipe da área de saúde que a atendeu, dona Antônia reforçou a importância de manter o isolamento e se cuidar em tempos de pandemia. “Primeiro é preciso ficar em casa para não pegar a doença. Segundo, temos que ter fé porque Deus está com a gente”, comemora.

Facebook
Veja também