Viagora

Covid-19: MP discute situação do hospital Justino Luz em Picos

Através de reunião virtual, também foi discutida a situação do Hospital Getúlio Vargas em Teresina.

O representantes do Grupo Regional de Promotorias de Justiça Integradas de Picos, do Grupo de PJs de Defesa da Saúde Pública (SUS) de Teresina e do Grupo Regional de Promotorias Integradas de Picos se reuniram com os diretores dos hospitais Justino Luz, em Picos, e Getúlio Vargas, em Teresina, administrados pela Fundação Piauiense de Serviços Hospitalares (FEPISERH).

Além deles, participaram da reunião a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS), o coordenador do Grupo de Trabalho do Patrimônio Público de Teresina, auditores do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), presidente e técnicos da FEPISERH, o secretário municipal e equipe de saúde de Picos, além do Departamento Nacional de Auditoria do SUS (DENASUS) no Piauí.

  • Foto: GP1Hospital Justino LuzHospital Regional Justino Luz

Segundo o Ministério Público, na ocasião, foram discutidas as medidas para o tratamento da Covid-19 nesses hospitais, como quantidade de leitos disponíveis e necessários e repasse de recursos para organização da rede de Saúde e criação de novos leitos, bem como fornecimento de insumos e de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais.

Foi exposta a situação de cada hospital e as dificuldades enfrentadas em relação a seus fluxos de recursos. “Essa interlocução é importante porque se trata de hospitais da SESAPI gerenciados pela FEPISERH situados em municípios de gestão plena. Os recursos para os seus financiamentos são transferidos por meio do Fundo Estadual de Saúde que, por sua vez, deve repassar à FEPISERH, a fim de possibilitar a execução de ações para o funcionamento do Hospital Justino Luz e do HGV”, explicou a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Cláudia Seabra.

De acordo com o MPPI, ficou deliberada a realização de nova audiência para o dia 26, às 10h, com a presença do Secretário de Estado da Saúde, o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) e representante do Ministério da Saúde.

Facebook
Veja também