Viagora

Covid-19: Oxford afirma ter encontrado medicamento que reduz mortes

Segundo relatório da universidade, um terço dos pacientes em fase aguda da Covid-19 apresentaram melhora significativa ao usar o medicamento dexametasona.

Nesta terça-feira, 16 de junho, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, divulgou uma nota à imprensa onde afirma ter encontrado a primeira droga que reduz, comprovadamente, a incidência de mortes pela Covid-19.

Segundo relatório da universidade, um terço dos pacientes em fase aguda da Covid-19 apresentaram melhora significativa ao usar o medicamento dexametasona, um corticoide de baixo custo e amplamente disponível, segundo a Oxford.

O medicamento de ação anti-inflamatória foi testado no que é considerada a maior pesquisa do mundo para encontrar um medicamento para o combate ao coronavírus. Os pesquisadores afirmaram que se a droga tivesse sido amplamente utilizada desde o início da pandemia no país, mais de 5 mil vidas poderiam ter sido salvas.

Durante o teste, a equipe de pesquisa de Oxford ofereceu o medicamento a 2 mil pacientes internados e os comparou com outros 4 mil que não receberam a droga. Para pacientes em respiradores, o risco de morte caiu em 40%, já para aqueles que estavam utilizando oxigênio a taxa foi de 20% a 25%.

Aparentemente a substância, que já era utilizada para melhorar a inflamação de outras doenças, quando detecta falhas no sistema imunológico passa a atacar o vírus.

“Dexametasona é a primeira droga que comprovadamente melhora as chances de sobrevivência da Covid-19. A recomendação é que, a partir de agora a dexametasona se torne padrão no tratamento desses pacientes. O medicamento é barato e pode salvar vidas ao redor do mundo imediatamente”, explicou Peter Horby, pesquisador e chefe do estudo em Oxford, por meio de nota.

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também