Viagora

Covid-19: Piauí é o 4º estado do Nordeste que mais aplicou vacinas

De acordo com os dados do SI-PNI do Ministério da Saúde, o Piauí está entre os 10 estados que mais vacinaram no país.

O Piauí já recebeu 3.111.536 milhões de vacinas contra Covid-19 e aplicou mais de 2.673.533 milhões, entre primeira e segunda dose, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi).

Segundo a Sesapi, os dados computados no painel do SI-PNI do Ministério da Saúde, apontam que o movimento dos municípios, em resposta a uma solicitação do Governo do Piauí, fez com o estado se estabelecesse entre os 10 estados que mais vacinaram no país, levando em conta a relação entre as doses distribuídas e as doses aplicadas.

  • Foto: Luis Marcos/ Viagoravacinaçãovacinação

De acordo com a Sesapi, no Nordeste, o estado está entre os quatro que mais aplicaram as vacinas recebidas até o momento, ficando atrás apenas do Rio Grande do Norte, Alagoas e Paraíba.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto ressalta os esforços realizados pelo Piauí para garantir a distribuição das vacinas para todos os municípios no menor tempo possível.

“Assim que a remessa chega, há todo um trabalho para que as doses sejam entregues o mais rápido possível. Também, estamos em constantes diálogos com o governo federal para garantir que não falte vacina e reafirmar nosso alinhamento com o Plano Nacional de Imunização (PNI)”, disse.

Ainda segundo o secretário, a parceria entre Estado e municípios é fundamental para fazer a campanha andar.

“É importante dizer que quem aplica as doses são os municípios e o avanço da campanha só é possível porque todos estão fazendo a sua parte e o resultado está demonstrado em números”, destacou.

Conforme o painel do SI-PNI, o Piauí aplicou 85,9% das doses recebidas. O Vacinômetro, que leva em conta a população total do estado aponta que 56,62% das pessoas tomaram a primeira dose e, 24,50% as duas doses ou a dose única.

Facebook
Veja também