Piauí

Covid-19: Piauí inicia vacinação de idosos com mais de 90 anos

As 36.600 vacinas Sinovac/Butantan recebidas, na última remessa, também contemplará 6% do grupo de profissionais da saúde.
  • LAÍS VITÓRIA
08/02/2021 14h01 - atualizado

Inicia nesta semana a vacinação de idosos acima de 90 de idade no estado do Piauí, seguindo orientações do Ministério da Saúde. No total, 12.132 pessoas serão beneficiadas nesta etapa.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou nesta segunda-feira (08), a entrega dos imunizantes às regionais de saúde, que distribuirão aos municípios, para que possam fazer a vacinação.

  • Foto: DivulgaçãoVacinação contra a Covid-19 em idosos tem início esta semana.Vacinação contra a Covid-19 em idosos tem início esta semana.

O grupo de cada etapa, para ter acesso ao imunizante, deve procurar a secretaria de saúde do seu município e se informar dos locais, horários e dias onde estão sendo feita a vacinação.

O superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, explica que no caso de idosos acamados é necessário que esteja registrado nas planilhas de execução do programa de saúde da família e se caso não esteja o responsável deve procurar uma UBS para solicitar a vacinação.

As 36.600 vacinas Sinovac/Butantan recebidas, na última remessa, também contemplará 6% do grupo de profissionais da saúde, conseguindo assim atingir a margem de 73% do grupo vacinado. A vacinação deste grupo também fica a cargo das secretarias municipais de saúde.

“Precisamos fazer uma distinção entre o grupo da saúde: Trabalhadores de saúde são aqueles que fazem parte das unidades de saúde, como médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância dentre outros e é um público que tem contato com pacientes doentes. Aqui no Piauí temos aproximadamente 80 mil profissionais neste grupo e as vacinas foram destinadas para os mesmos. Já os profissionais de saúde são aqueles que estão inseridos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde”, afirmou o superintendente.

Mais na Web