Piauí

Covid-19: Piauí recebe habilitação de mais de 55 leitos de UTI

Com a decisão, os leitos que antes eram custeados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) passaram a ser financiados pelo Ministério da Saúde.
07/04/2021 18h27 - atualizado

Em portaria publicada nesta quarta-feira (07), foi anunciada a habilitação de 55 leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para tratamento de pacientes com a Covid-19 no estado do Piauí.

Com a decisão, os leitos que antes eram custeados com recursos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) passaram a ser financiados pelo Ministério da Saúde.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíLeitos de unidade de terapia intensiva (UTI).Leitos de unidade de terapia intensiva (UTI).

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, explica que mesmo com o financiamento será mantido os leitos próprios do recurso do Tesouro Estadual.

“Desde dezembro estamos pleiteando esse financiamento por parte do ministério, porém continuamos mantendo nossos leitos de UTI por meio de recursos próprios do Tesouro Estadual, e desde de março deste ano que conseguimos algumas habilitações “, lembra o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.

Conforme o secretário, as novas UTIs, que foram habilitadas, 20 estão no Hospital Getúlio Vargas, 30 no Hospital de Urgências de Teresina e Hospital Senador Cândido Ferraz, em São Raimundo Nonato.

“Para conseguir essas habilitações, primeiro fazemos as montagens dos leitos, colocamos em funcionamento, em seguida fazemos a solicitação, durante a reunião da Comissão Intergestora Bipartite, e após enviamos um ofício ao Ministério da Saúde, além do cadastro no sistema de estabelecimentos de saúde, e com isso pleiteamos a habilitação”, explica o gestor.

Atualmente, o estado do Piauí conta com 233 leitos de unidade de terapia intensiva habilitados pelo Ministério da Saúde. As UTIs estão em hospitais das cidades de Teresina, Bom Jesus, Floriano, Piripiri, Oeiras, Parnaíba e Picos.

Mais conteúdo sobre:

Mais na Web