Viagora

Covid-19: Piauí registra o menor número de óbitos em setembro

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, 182 municípios não registraram mortes pela doença durante o mês.

No mês de setembro, 182 municípios do Piauí, não registraram mortes por Covid-19, o que equivale a 81,25% das 224 cidades que o estado possui, segundo os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).

De acordo com a Sesapi, ao todo foram contabilizadas 64 mortes pela doença em setembro, sendo a capital Teresina e o município com o maior número de óbitos (14), seguida por Floriano com quatro vidas perdidas para o coronavírus.

Segundo a Sesapi, setembro foi o mês com menos mortes pela doença em 2021. Março e abril de 2020, início da pandemia, foram os meses com menos óbitos registrados. O nono mês do ano também registrou o menor número de casos, que foram 2.711 pessoas infectadas pela doença.

O secretário de Saúde, Florentino Neto ressalta que o pior momento da pandemia já passou em decorrência do avanço da vacinação no Piauí, mas que ainda é necessário continuar com os protocolos.

"Podemos constatar, com estes números, que o pior momento da pandemia já passou, especialmente em decorrência do avanço da campanha de vacinação no Piauí, o que colabora para a queda dos casos e consequentemente das mortes. Porém ainda não podemos baixar a guarda, pois a pandemia não acabou", disse.

Conforme o órgão de saúde, os meses de maço, abril e maio deste ano foram os que mais registram mortes em decorrência da Covid-19, quando foi constatado o pico da pandemia no estado.

Ainda segundo a Sesapi, com um crescimento do número de pessoas vacinadas em julho deste ano, os números das mortes pela doença começam a apresentar uma queda, que foi se consolidando nos meses seguintes, chegando ao menor patamar em setembro.

A Secretaria de Saúde informou que todos os 224 municípios do estado registram casos da doença, e 223 contabilizaram mortes, somente São Luís do Piauí não apresentou óbitos pela Covid-19. No total, 7.028 pessoas perderam a vida para o vírus e 321.029 foram infectados, até esta sexta-feira (08).

Mais conteúdo sobre:

Coronavírus

Covid-19

Facebook
Veja também