Na noite dessa sexta-feira (29), foi realizada uma Blitz educativa, na zona Leste de Teresina, com a integração de vários órgãos a fim de garantir a segurança e tranquilidade da população, através da visualização do aparato policial que foi realizado orientações quanto ao protocolo da vigilância sanitária, organização Mundial de Saúde e decretos em vigor, na intenção de evitar a disseminação do coronavírus.
A Polícia Militar (PM) também esteve presente em pontos da capital piauiense, em conjunto com a Vigilância Sanitária, no sentido de garantir a manutenção da ordem, através do policiamento ostensivo, garantindo o cumprimento do Decreto Estadual N° 19.445 de 26.01.2021, no combate à disseminação da Covid-19, abrangendo os bares e restaurantes que estavam em funcionamento.
De acordo com a PM, durante a operação, oito estabelecimentos foram fechados, três foram autuados pela Vigilância Sanitária, por não estarem de acordo com todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde. Outros dois locais foram notificados.
Ainda segundo a PM, em três estabelecimentos foram registrados o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), que é uma espécie de investigação criminal, destinada à apuração de infrações penais. Os locais estavam cometendo infrações às medidas sanitárias preventivas, com muitas pessoas aglomeradas durante festa.