Viagora

Covid-19: Segunda dose da vacina em idosos de 90 anos começa amanhã

A imunização acontecerá das 9h às 17h em cinco pontos de drive thru e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante agendamento prévio no site da FMS.

Nesta terça e quarta-feira, dias 09 e 10, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) estará aplicando a segunda dose da vacina contra a Covid-19 voltada aos idosos de 90 anos ou mais.

A imunização acontecerá das 9h às 17h em cinco pontos de drive thru e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) mediante agendamento prévio no site da FMS.

  • Foto: Luís Marcos/ Viagora2ª dose da vacina contra a COVID-19 em Teresina2ª dose da vacina contra a COVID-19 em Teresina

Conforme a FMS, a estimativa é que um total de 2.460 idosos com mais de 90 anos sejam imunizados. Na primeira etapa da vacinação, 1.848 pessoas desta faixa etária foram imunizadas nos pontos de drive thru, sendo os demais pacientes acamados que receberam a primeira dose em casa.

A gerente de ação estratégicas da FMS, Ayla Calixto, explica que as datas foram escolhidas respeitando o intervalo de 28 dias após a aplicação da primeira dose, que aconteceu nos dias 9 e 10 de fevereiro.

Para garantir a dose é preciso que o idoso apresente um documento de identificação com foto e a data de nascimento para a comprovação da idade, CPF ou Cartão SUS e cartão de vacinação com o registro da primeira dose.

Já aqueles que não puderem se dirigir aos pontos de drive thru podem procurar alguma das UBS do município, com agendamento prévio no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. E se caso o paciente não tenha acesso à internet, ele poderá se dirigir à UBS mais próxima de sua casa e solicitar o agendamento no setor de marcação de consultas (SAME) da unidade.

A gerente explica ainda que, para a segunda dose dos idosos acamados, as equipes de vacinação irão até as casas, de acordo com o intervalo específico para a data da sua primeira dose.

As pessoas podem ver as instruções de como se cadastrar através do link https://fms.pmt.pi.gov.br/instrucoes-vacine-ja.

Os postos de vacinação drive thru estarão funcionando nos seguintes locais:

- Universidade Estadual do Piauí (UESPI) - Campus Torquato Neto - Rua João Cabral, 2231, Pirajá;

- Centro Universitário Santo Agostinho - Avenida Professor Valter Alencar, 855, São Pedro;

- Na Zona Leste-ADUFPI - Av. Universitária, 391, Ininga;

- Teresina Shopping - Edifício Garagem G1 - Avenida Raul Lopes, 1000, Bairro dos Noivos.

- UNINOVAFAPI - Rua Vitorino Orthiges Fernandes, 6123, Planalto Uruguai.

Facebook
Veja também