Viagora

Covid-19: Sesapi alerta população sobre cuidados no Dia de Finados

Além dos cuidados em relação a propagação da Covid-19, a Sesapi orienta ainda para os possíveis acidentes com o uso do álcool líquido devido a chama das velas.

Com o Dia de Finados, data em que ocorre as visitas aos cemitérios, a Secretária de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), orienta a população sobre os cuidados durante as visitas devido a pandemia da Covid-19.

De acordo com o superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães, a recomendação são para que as pessoas do grupo de risco, como crianças, idosos, grávidas e pessoas com doenças crônicas não participem das visitas às sepulturas. Além disso, o superintendente recomenda que se evite levar grandes quantidades de peças decorativas como jarros e arranjos.

“Pedimos que a população mantenha o protocolo respiratório como utilização de máscaras, distanciamento de 2 metros, evitem contatos como apertos de mãos, tocar em túmulos e nos objetos de decoração dos mesmos e também que levem o mínimo de utensílios de decoração possível, já que o novo coronavírus sobrevive nessas superfícies por até 72 horas”, destaca o superintendente.

Segundo a Sesapi, a determinação é que os cemitérios estabeleçam um protocolo para a entrada e saída, mantendo o controle em relação à quantidade de pessoas, além de fornecer pias para higienização das mãos, com água e sabão líquido, e a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual pelos funcionários.

“Se a pessoa puder, solicitamos que frequentem os cemitérios nos dias e nos horários de menos aglomeração, como no dia anterior ou posterior ao feriado, assim conseguindo fazer suas orações sem se expor tanto aos riscos do novo coronavírus”, afirma Herlon Guimarães.

Ainda conforme a Sesapi, outra medida estabelecida pela vigilância é a utilização de álcool em gel 70% para higienizar as mãos, e alerta para possíveis acidentes com o álcool líquido em contato com as chamas das velas.

“O álcool é um produto inflamável, apresentando risco de incêndios e queimaduras quando em contato com fogo (velas com chamas acesas, por exemplo). Caso necessite fazer uso para higienizar as mãos, dê preferência ao álcool em gel, utilizando pouca quantidade e esperando sua secagem completa”, orienta o superintendente.

Facebook
Veja também