Viagora

Covid-19: TCE fiscaliza imunização em mais 4 municípios do Piauí

De acordo com o Tribunal de Contas, foram visitados os municípios de Miguel Leão, Santa Cruz dos Milagres, São Félix e São Miguel da Baixa Grande.

Na última semana, o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) por meio da Divisão de Fiscalizações Especializadas da Saúde (DFESP 2), realizou inspeção in loco em diversos municípios piauienses.

De acordo com o TCE, o objetivo foi de verificar o cumprimento dos planos de vacinação contra a Covid-19 nas cidades, além de corrigir inconsistências nas informações repassadas ao órgão e disponibilizadas aos cidadãos. 

  • Foto: Divulgação/TCE-PITCE realiza inspeção in loco em municípios do Piauí.TCE realiza inspeção in loco em municípios do Piauí.

Segundo a Corte de Contas, foram visitados os municípios de Miguel Leão, Santa Cruz dos Milagres, São Félix e São Miguel da Baixa Grande. A equipe abordou temas como a duplicidade de registros, os eventuais extravios de doses dos imunizantes e a demora na alimentação de sistemas relacionados ao processo de vacinação.

Conforme o TCE, as informações são importantes, tanto para o monitoramento por parte dos órgãos de controle, como para a efetivação do dever de transparência atribuído aos gestores públicos.

Ainda segundo o TCE, foi possível verificar dúvidas e demandas, por parte dos operadores, relacionadas aos sistemas nos quais as informações devem ser carregadas.

A coordenadora da Comissão Covid-19, Geysa Elane Sá, explica que problemas como esses, vão ser discutidos nas próximas reuniões que serão realizadas com outros órgãos de controle e instâncias responsáveis pela gestão da crise sanitária. 

Geysa destaca ainda, que por meio de ações como essa, o TCE-PI reafirma seu papel de órgão de fiscalização, no exercício constitucional do controle externo da Administração Pública, verificando a aplicação dos recursos destinados ao combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

Facebook
Veja também