Viagora

Covid-19: Teresina registra mais de 200 novos casos em um dia

De acordo com a FMS, com a nova atualização Teresina já contabiliza 7.466 casos e 360 mortes pelo novo coronavírus.

O Painel Epidemiológico de Teresina apontou que nesse domingo (28), a capital registrou mais 201 casos e 14 óbitos por Covid-19, os dados são atualizados pelo Comitê de Operações Emergenciais em Saúde Pública (COE) da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

De acordo com a FMS, com a nova atualização Teresina já contabiliza 7.466 casos e 360 mortes pelo novo coronavírus. Nesse domingo foram realizados 93 atendimentos de síndrome respiratória aguda grave e que precisam de internação devido ao quadro gripal.

Segundo a Prefeitura de Teresina, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid está em 81,36%. Do total de 338 UTI Covid da cidade, 275 estão ocupadas. De março até agora já foram realizados 90.352 atendimentos a pessoas com sintomas gripais, sendo que 57.615 foram na rede pública de saúde e 32.737 na rede privada.

Na avaliação do diretor de Atenção Básica da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Kledson Batista, o aumento dos casos de síndromes gripais é uma evidência de que os casos de Covid-19 também estão crescendo e é um reflexo da diminuição nas taxas de isolamento social na capital.

“No início da pandemia, em meados de março, Teresina ainda estava com um número reduzido de pessoas com síndrome gripal, pois a quarentena estava sendo respeitada mais fortemente. Mas, mesmo com as imposições, decretos e as ações da Prefeitura, é notório que muitas pessoas desrespeitam o isolamento e se aglomeram em filas de banco, em feiras livres, pequenas lojas ou até mesmo em serviços essenciais. Nesse sentido, os casos tendem realmente a aumentar”, diz o diretor.

Facebook
Veja também