Viagora

Covid-19: Teresina tem assistente virtual para avaliar pacientes com sintomas

Uma atendente virtual, realiza a classificação de risco e as orientações para onde os usuários devem se direcionar para a busca de atendimento presencial.

A partir de agora os moradores de Teresina que tiverem sintomas da Covid-19 ou dúvidas sobre a doença podem contar com um programa de inteligência artificial que substitui o antigo Alô Saúde Teresina, que passou por reformulação.

Os usuários podem buscar informações no site da Fundação Municipal de Saúde (fms.pmt.pi.gov.br). Uma atendente virtual, chamada de "robô Laura" realiza a classificação de risco e as orientações para onde os usuários devem se direcionar para a busca de atendimento presencial. O atendimento funciona 24 horas por dia.

“Com nome e endereços das unidades de saúde exclusiva gripais e pronto atendimentos. A robô Laura realiza também o monitoramento dos sintomas por meio de mensagem diárias aos usuários”, explicou a gerente de Informações em Saúde da Atenção Básica, Karoline Alencar.

Além de identificar quais são os estabelecimentos de saúde que o paciente deve procurar, o serviço de “conversa” com a robô Laura possibilita que se tire dúvidas em relação ao Novo Coronavírus.

O programa de inteligência artificial foi viabilizado por meio de uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e o Instituto Votorantim. Mais sete municípios, além de Teresina, foram selecionados, por meio de processo seletivo, para participarem do programa de inteligência artificial: Ananindeua (PA), Aracaju (SE), Caruaru (PE), Cuiabá (MT), Maringá (PR), Mauá (SP) e São Bernardo Campo (SP).

“Com essa tecnologia, a população tem acesso a informações qualificadas na internet, baseadas nos protocolos de enfretamento à Covid-19. Tudo isso aumenta a capacidade de atendimento, com maior eficiência e com otimização dos trabalhos”, finalizou Karoline Alencar.

Facebook
Veja também