Viagora

Covid-19: Teresina tem queda de quase 30% na média de mortes, diz FMS

Com esse cenário, especialistas da FMS afirmam que não existe indicativo para adoção de medidas mais restritivas na capital.

Teresina teve uma queda de quase 30% na média móvel de óbitos por Covid-19, que atualmente está em 1,71%. Se comparado com a taxa há 14 dias atrás, que foi de 2,43%, a queda foi de 29,41%, isso segundo os dados do painel epidemiológico Covid-19 da Fundação Municipal de Saúde (FMS).

Com esse cenário, especialistas da FMS afirmam que não existe indicativo para adoção de medidas mais restritivas na capital.

O painel mostra que a ocupação de leitos destinados a pacientes com Covid-19 está atualmente em 48,15%, o que representa uma leve queda em relação ao valor registrado nos últimos 14 dias, que foi de 48,87%. E a média móvel de 7 dias calculada para internações de pessoas com síndrome respiratória aguda grave caiu 4,26% no mesmo período.

O prefeito Firmino Filho ressaltou que Teresina vem mantendo essa tendência de queda desde julho, e que continuará monitorando os dados de perto, mantendo a infraestrutura de saúde para cuidar de quem precisa.

Para o médico Walfrido Salmito, infectologista do Centro de Operações em Emergência (COE), a queda nos óbitos é um reflexo da diminuição e da estabilidade da doença na cidade, além de uma maior eficiência no tratamento, adquirida com a evolução dos estudos no mundo todo.

O infectologista adverte que a população deve manter todos os cuidados para evitar a disseminação do novo coronavírus, com o uso de máscara, distanciamento e higienização frequente das mãos.

Facebook
Veja também