Viagora

Covid-19: Usuários esperam até duas horas por ônibus em Teresina

A STRANS informou através de nota, que está realizando os estudos adequados para atender as demandas dos usuários do transporte público.

  • Luís Marcos/ Viagora Zuleide lima da Silva, usuária do transporte público1 / 6 Zuleide lima da Silva, usuária do transporte público
  • Luís Marcos/ Viagora Maicon de Araújo, usuário do transporte público2 / 6 Maicon de Araújo, usuário do transporte público
  • Luís Marcos/ Viagora Parada de Ônibus no dirceu3 / 6 Parada de Ônibus no dirceu
  • Luís Marcos/ Viagora Parada de Ônibus no dirceu4 / 6 Parada de Ônibus no dirceu
  • Luís Marcos/ Viagora Parada de Ônibus no dirceu5 / 6 Parada de Ônibus no dirceu
  • Luís Marcos/ Viagora Ônibus na parada6 / 6 Ônibus na parada

Os usuários do transporte público de Teresina estão reclamando que chegam a passar cerca de duas horas à espera de ônibus coletivo. Em meio a pandemia da Covid-19, é pouca a movimentação de transporte público na cidade. Teresinenses que dependem desse meio para se deslocar, afirmam que não existe um horário fixo como antes e que na maioria das vezes chegam aos seus destinos atrasados.

Em entrevista ao Viagora, na manhã desta sexta-feira (22), uma usuária, que estava em uma parada de ôibus no bairro Dirceu, disse que a situação dos ônibus atualmente é muito ruim, pois a demora é grande e não tem horário fixo como antes. Zuleide Lima da Silva é trabalhadora e reclama que chega a passar até mais de duas horas no ponto de transporte público, esperando a condução.

“A situação é péssima, a gente fica mais de duas na parada esperando um ônibus, todos os dias e muda os horários, ninguém nem sabe mais como que pega. Não tem horário fixo. Eu me atraso quase todos os dias para o trabalho, mas problema maior é na volta para casa, porque é perigoso saio tarde e o ônibus demora muito”, disse Zuleide que trabalha em shopping da capital.

Maycon de Araújo, também usuário do transporte público, disse que a demora é grande e que chega a ficar mais de uma hora em espera. Questionado sobre a aglomeração de pessoas dentro dos ônibus, Maycon respondeu que geralmente é razoável, os transportes não andam sempre lotados.

“Os ônibus demoram muito, eu já estou aqui a mais de uma hora. Quando eu pego o ônibus nem sempre ele tem muita gente, é razoável o número de pessoas”, disse o autônomo.

Terminais de integração fechados

Desde o ano passado, no início da pandemia os terminais de integração permanecem fechados, para evitar a disseminação do coronavírus na capital.

Outro lado

Procurada pelo Viagora sobre o assunto, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (STRANS), através da assessoria de comunicação, informou que está realizando estudos para atender a demanda dos usuários de transporte público em Teresina.

Segundo a nota enviada pela STRANS, já ouve uma reunião com empresários, motoristas e cobrados, do setor de transporte, para traçar um planejamento.

Confira a nota na íntegra:

A STRANS informa que está realizando os estudos adequados para atender as demandas dos usuários do transporte público. Para tanto, já se reuniu com representantes da categoria dos motoristas e cobradores, bem como dos empresários do setor de transporte. Dessa forma poderá traçar o adequado planejamento para a cidade.

Facebook
Veja também